Zona Euro Irlanda volta a crescer mais de 4% este ano

Irlanda volta a crescer mais de 4% este ano

O Banco Central Irlandês (IBC, na sigla em inglês) reviu em alta o crescimento da economia irlandesa, prevendo que o Produto Interno Bruto (PIB) cresça 4,2% em 2015, mais 0,5 pontos do que a estimativa de Abril.  
Irlanda volta a crescer mais de 4% este ano
Lusa 29 de julho de 2015 às 12:13

Na mais recente análise trimestral, o IBC sublinha que "a sólida recuperação" da economia irlandesa se manteve no primeiro semestre deste ano, depois de registar um crescimento do PIB de 4,8% em 2014.

 

O documento salienta que as exportações foram o motor do crescimento no ano passado e que este ano "a recuperação está a ser mais equilibrada" graças à solidez dos "indicadores domésticos", como a procura interna.

 

O IBC também informou hoje que o Produto Nacional Bruto (PNB), que exclui os rendimentos das multinacionais e que para muitos peritos é um indicador económico mais fiável, crescerá 4,2% em 2015 e 3,8% em 2016.

 

O banco central irlandês refere ainda que a expansão da procura interna vai continuar a ser significativo em 2016 e que por isso o PIB poderia crescer 4,2%, mais 0,5 pontos do que o estimado em Abril.

 

Neste contexto de expansão económica, o IBC considera que estão reunidas as condições adequadas para que o mercado laboral se recupere, levando a taxa de emprego a aumentar 2,3% este ano e em 2016.

 

Com estas estimativas, o IBC prevê que a taxa de desemprego se mantenha em 9,7% este ano, mas que desça para 8,5% em 2016.

 

 

 

 




A sua opinião9
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado CONSCIÊNCIA Há 3 semanas

ISTO É QUE É CRESCER... OS IRLANDESES NÃO TÊM UMA CONSTITUIÇÃO BACOCA COMO A NOSSA QUE IMPEDE O CRESCIMENTO.

comentários mais recentes
CONSCIÊNCIA Há 3 semanas

ISTO É QUE É CRESCER... OS IRLANDESES NÃO TÊM UMA CONSTITUIÇÃO BACOCA COMO A NOSSA QUE IMPEDE O CRESCIMENTO.

F. Guitar Há 3 semanas

Mr Howlin said the Government had taken dramatic measures to reduce salaries. The first action taken by the Taoiseach on taking office was to impose a cap of €200,000 on his salary. Foram aqui os cortes de salários e não no salário mínimo. As pensões tiveram um corte de 20% - as mais altas.

F. Guitar Há 3 semanas

Salário mínimo na Irlanda: 1.461,90 € (nunca foi reduzido - nunca).
Mas claro que por lá há um Governo. Aqui há malabaristas, corrupção e promíscuidade q.b.. São a corja do PSD, CDS e do PS. E claro, há índice de Gini aceitável.

Observador Há 3 semanas

Ao "Anónimo" que diz a Irlanda cortou salários e pensões, com os bons resultados que agora estão á vista. Porque não diz a verdade, é sério e não demagogo e diz qual a realidade o salário minimo e média salarial da classe média na Irlanda, assim os portugueses entendam melhor a verdade.

ver mais comentários
pub