Zona Euro Merkel focada na presidência da Comissão Europeia

Merkel focada na presidência da Comissão Europeia

A liderança do BCE não é a prioridade para Angela Merkel. A chanceler alemã estará focada em assegurar a presidência da Comissão Europeia, noticia o Handelsblatt.
Merkel focada na presidência da Comissão Europeia
EPA
Negócios 22 de agosto de 2018 às 21:00

A chanceler alemã Angela Merkel quer assegurar a presidência da Comissão Europeia, focando neste cargo os seus esforços, em detrimento da liderança do Banco Central Europeu (BCE), revela o jornal alemão Handelsblatt, citado pela Reuters.

 

Desta forma, a ascensão de Jens Weidmann a presidente do BCE poderá ficar para segundo plano.

 

A última vez que a Alemanha, a maior economia europeia, esteve à frente da Comissão foi entre 1958 e 1967, na figura de Walter Hallstein.

 

"A Comissão Europeia, em vez do BCE, é a prioridade máxima para Merkel", segundo o Handelsblatt, que cita uma fonte oficial do Governo alemão.

 

As presidências de várias instituições europeias vão mudar de mãos no próximo ano. Em causa estão a Comissão Europeia, o BCE e o Conselho Europeu.

 

O jornal alemão adianta que a actual ministra da Defesa, Ursula von der Leyen, é uma candidata possível à liderança da Comissão.

 

E apesar de Jens Weidmann já ter demonstrado disponibilidade para ficar à frente da autoridade monetária da Zona Euro, o Executivo alemão parece considerar que será mais promissor apostar na liderança da Comissão em vez do BCE.




pub