Orçamento do Estado Dezasseis ministros explicam Orçamento a militantes socialistas

Dezasseis ministros explicam Orçamento a militantes socialistas

Dezasseis dos 17 ministros do Governo chefiado por António Costa estão hoje por todo o país em sessões de esclarecimento com militantes e simpatizantes socialistas sobre o Orçamento do Estado para 2016.
Dezasseis ministros explicam Orçamento a militantes socialistas
Bruno Simão/Negócios
Lusa 13 de Fevereiro de 2016 às 11:17

Segundo uma nota divulgada pelo PS, os ministros e a secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Jardim, participarão em sessões durante a tarde de hoje, destacando-se o ministro das Finanças, Mário Centeno, que estará no Clube Farense, em Faro.

 

Os governantes, à excepção do ministro da Cultura, João Soares, estarão nas capitais de distrito do continente a apresentar a proposta de Orçamento do Estado para 2016 apresentada pelo Governo socialista.

 

No caso do distrito de Portalegre, o encontro do mesmo género ocorrerá no domingo e estará a cargo do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade.

 

O primeiro-ministro e secretário-geral socialista, António Costa, também já realizou duas sessões de esclarecimento do Orçamento, uma no Porto (no sábado passado) e outra em Lisboa (na quarta-feira).

 

O secretário-geral do PS defendeu na sessão de quarta-feira que as famílias terão mais 700 milhões de euros em rendimentos em 2016, rejeitando a tese de que o Governo dê com uma mão o que tira com a outra.

 

O líder socialista respondeu assim às críticas que têm sido feitas à proposta orçamental pelo PSD e pelo CDS-PP, contrapondo que o conjunto das medidas de aumento de rendimento das famílias ascende a 1.372 milhões de euros, enquanto as medidas de subida de impostos estão avaliadas em cerca de 600 milhões de euros, o que se traduz num ganho líquido de mais de 700 milhões de euros.

 

António Costa advogou também que, se PSD e CDS-PP tivessem continuado no Governo, os aumentos de impostos seriam superiores em cerca de 0,4 por cento.

 

Já na sexta-feira, durante o debate quinzenal, no parlamento, o presidente do PSD perguntou a António Costa "qual é o plano B" do Governo "para acudir à situação orçamental", mas o primeiro-ministro não antecipou novas medidas, afirmando que serão preparadas para estar em carteira, mas não serão necessárias.

 

Pedro Passos Coelho considerou que "parece cada vez mais necessário" haver um "plano B" do Governo, e insistiu para que o primeiro-ministro dissesse "que tipo de medidas" estão a ser preparadas e "sobre que áreas atuam", defendendo que "o país tem direito a saber".

 

Na resposta, António Costa afirmou que todas as medidas com que o executivo do PS já se comprometeu "são públicas". Mais à frente, acrescentou: "O que iremos fazer, naturalmente com espírito construtivo, é começar a preparar medidas que manteremos em carteira, responsavelmente, para utilizar caso venham a ser necessárias. Agora, a nossa convicção é que elas não serão necessárias".




A sua opinião87
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 14.02.2016

Pobre governo,desgracado povo portugues:o ministro nao sem de que(s.silva) disse ontem a quem os aturou que estava preocupado com a Alemanha por ter virado 1 caneco de agua na cozinha,enq.o nosso continua SUBMERSO,comecado pelo deus deles intentona paizinho.

Vaselina com sabor a . . . morango 13.02.2016

Estes gajos do governo costa estão a espalhar vaselina por todo o lado. Preparem-se. . . . .

Vaselina com sabor a . . . morango 13.02.2016

Estes gajos do governo costa estão a espalhar vaselina por todo o lado. Preparem-se. . . . .

Vaselina com sabor a . . . morango 13.02.2016

Estes gajos do governo costa estão a espalhar vaselina por todo o lado. Preparem-se. . . . .

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub