Justiça Hermínio Loureiro detido por suspeitas de corrupção. Seis milhões de euros apreendidos

Hermínio Loureiro detido por suspeitas de corrupção. Seis milhões de euros apreendidos

O ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e da Liga de Futebol foi detido pela PJ por suspeitas de corrupção. No âmbito desta investigação, foram detidas sete pessoas por corrupção activa, passiva, peculato e prevaricação.
Hermínio Loureiro detido por suspeitas de corrupção. Seis milhões de euros apreendidos
Correio da Manhã
David Santiago 19 de junho de 2017 às 12:59

Hermínio Loureiro, ex-presidente da câmara de Oliveira de Azeméis e antigo presidente da Liga de Futebol, foi detido esta segunda-feira, 19 de Junho, pela Polícia Judiciária (PJ) devido a suspeitas de corrupção. Esta detenção faz parte de uma investigação da PJ do Porto no âmbito da qual foram realizadas 31 buscas a cinco câmaras municipais e cinco clubes de futebol, uma notícia primeiramente avançada pelo Correio da Manhã.

A PJ especifica que em causa está a "Operação Ajuste Secreto", num inquérito a cargo do Ministério Público (MP), mais concretamente do DIAP de Aveiro. A investigação já "permitiu até ao momento a obtenção de fortes indícios da existência de relações privilegiadas entre os suspeitos que, ao longo do último ano, têm visado a realização de diversas obras em diferentes localidades, manipulando as regras de contratação pública", segundo comunicado da PJ.

 

No total foram detidas sete pessoas, suspeitas de corrupção activa, passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência. A RTP adianta que além do antigo autarca de Oliveira de Azeméis também o actual presidente dessa autarquia, Isidro Rodrigues, se encontra entre os sete detidos. 

Ainda de acordo com a PJ, participaram na operação magistrados do MP e "cerca de noventa elementos" da força policial, sendo que os detidos - a PJ não confirma qualquer nome - "têm idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, sendo um autarca, um ex-autarca, um funcionário camarário e os restantes empresários de profissão". Os detidos "serão presentes a primeiro interrogatório judicial à competente autoridade judiciária para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas", conclui a nota da PJ.

Ao final da tarde desta segunda-feira, o Observador avançou com novas informações relacionadas com a Operação Ajuste Secreto. De acordo com este jornal online, a PJ apreendeu 15 imóveis, seis viaturas, tendo ainda solicitado o congelamento de um montante em torno de 6 milhões de euros depositado em várias contas bancárias. 

O Observador escreve ainda que a PJ acredita que foi criado um esquema que assentava na manipulação das obras entregues por ajuste directo e a serem pagas pela autarquia de Oliveira de Azeméis. 


(Notícia actualizada às 13:20 e novamente às 20:00)

A sua opinião29
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo Há 1 semana

porque é que estes jornalistas DA TRETA, COMEÇANDO PELO SR DIRECTOR, OMITEM QUE HERMINIO LOUREIRO É VICE-PRESIDENTE DA FED, PORTUGUESA DE FUTEBOL?
IGNORÂNCIA OU SEGUNDA INTENÇÃO?
VAMOS LÁ VER SE CORTAM ESTE COMENTÁRIO?
VOU AGUARDAR

comentários mais recentes
Artistas do PSD ,são sempre do mesmo lado. Há 5 dias

quando se cava sai os ladrões do arco do roubo do laranjal escavacado.vota em ladrões eles agradece o voto e depois é roubado,mas a malta nova já não vai na conversa dos caciques dos corruptos,já votou 62%e formou-se a geringonça que foi uma bênção de Deus.

Anónimo Há 1 semana

Este Hermínio nunca me enganou. Outro que faz camarilha com ele, Duarte Gomes e os locutores da Sic Notícias da área de desporto também deveriam ser averiguado. A sua desonestidade intelectual de certeza é extensiva

A federação de futebol já o correr com eles. Há 1 semana

Vai haver mais SMS .do sistema.cada cavadela sai corrupto do arco do roubo aos Portugueses.

Só um irresponsável que dá o voto ao PSD Há 1 semana

O PSD está cheio de diabos há solta,esta enfestado de corruptos ,que ainda são elogiados pelo chefe,como são bons empresários a sacar os nosso impostos,na minha aldeia tenho um ladrão do BPN e vive feliz como o Padrinho com os nossos impostos.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub