Ásia Malásia terá o mais velho primeiro-ministro do mundo

Malásia terá o mais velho primeiro-ministro do mundo

Mahathir Mohamad deverá ser empossado esta quinta-feira como primeiro-ministro na Malásia, transformando-se no mais velho governante do mundo, escreve a Reuters. O mercado financeiro só reabre segunda-feira.
Malásia terá o mais velho primeiro-ministro do mundo
EPA
Negócios 10 de maio de 2018 às 12:28

Mahathir Mohamad, de 92 anos, venceu as eleições na Malásia e deverá ser empossado esta quinta-feira, 10 de Maio, como primeiro-ministro. As incertezas em torno da sua indigitação têm agitado os mercados financeiros, que já comparam os efeitos do fenómeno ao Brexit ou à eleição de Donald Trump, escreve a Reuters.

De acordo com os resultados oficiais citados pela agência noticiosa, Mahathir Mohamad conquistou nas eleições 113 lugares num Parlamento com 222 deputados. Só que esta vitória foi conseguida à custa de uma coligação de vários partidos, cuja aliança não foi formalmente registada.

Este facto alimentou dúvidas sobre quem seria realmente indigitado para o lugar (a indigitação cabe ao rei) e deixou os mercados com os cabelos em pé. Segundo a Reuters, os mercados financeiros no país estão fechados até segunda-feira, e uma analista senior do BNY Mellon Investment Management compara mesmo a incerteza com as eleições em torno do Brexit e nos EUA.

Esta quinta-feira, contudo, Mahathir Mohamad fez declarações públicas onde garantiu que assumiria o lugar e adiantou a expectativa de ser empossado ainda esta tarde. O responsável acrescentou que entretanto expandiu a sua base de apoio, reunindo agora 135 lugares no Parlamento.

Esta será a segunda vez que o político assume a condução política do país. Da primeira vez, entre 1981 e 2003, segundo a Reuters, fê-lo com "punho de ferro". A figura que lhe sucedeu, Najib Razak, passou de seu protegido a inimigo político.

A confirmar-se a tomada de posse, Mahathir Mohamad transformar-se-á no mais velho político do mundo.




Saber mais e Alertas
pub