Mundo Líderes coreanos reuniram-se em novo encontro surpresa

Líderes coreanos reuniram-se em novo encontro surpresa

Os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul reuniram-se este sábado, pela segunda vez em pouco mais de um mês.
Líderes coreanos reuniram-se em novo encontro surpresa
Reuters
Negócios 26 de maio de 2018 às 18:54
Numa altura em que o encontro entre Donald Trump e Kim Jong-Un está mergulhado em incerteza, os dois líderes coreanos - do Norte e do Sul - estiveram reunidos, numa cimeira surpresa.

O encontro decorreu na zona desmilitarizada fronteiriça entre as duas coreias. Este é o segundo encontro entre Moon Jae-in e Kim Jong-un em poucos meses.

Quinta-feira Donald Trump cancelou a reunião que tinha marcada com o líder da Coreia do Norte prevista para 12 de Junho, mas depois o Presidente dos Estados Unidos admitiu no dia seguinte que a cimeira com a Coreia do Norte ainda se poderá realizar.

No encontro deste sábado, que durou cerca de duas horas,os dois líderes coreanos discutiram a forma de colocar em prática os compromissos assumidos na cimeira do mês passado. Foi a 27 de Abril que os líderes das coreias do Norte e do Sul cumprimentaram-se com um aperto de mão na zona desmilitarizada entre os dois países, antes da cimeira "histórica" entre Kim Jong-un e Moon Jae-in, o primeiro encontro entre líderes dos dois países desde o final do conflito armado em 1953.

Nesse dia os vizinhos assinaram um acordo de paz que colocou formalmente fim à guerra coreana. O acordo de paz, com efeitos para o final deste ano, estabelece como "objectivo comum" garantir a "desnuclearização total" da península coreana. 

"Não haverá mais guerra na península coreana e uma nova era de paz começou", segundo a declaração conjunta, então divulgada.





pub