Mundo Puigdemont vai ser extraditado para Espanha

Puigdemont vai ser extraditado para Espanha

A Alemanha decidiu extraditar o ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont para ser julgado em Espanha por uso indevido de fundos públicos.
Puigdemont vai ser extraditado para Espanha
Reuters
Sábado 12 de julho de 2018 às 10:28
A Audiência Territoria lde Schleswig-Holstein, no Norte da Alemanha, decidiu extraditar o ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, para ser julgado em Espanha por uso indevido de fundos públicos.

Segundo o jornal El Mundo, a decisão do tribunal desta quarta-feira serve para Puigdemont ser julgado em Espanha por uso indevido de fundos públicos, e não por rebelião.

Recorde-se que a juíza do tribunal de Schleswig-Holstein já havia pedido dados às autoridades espanholas respeitantes aos alegados crimes de má gestão de fundos públicos praticados por Puigdemont. Na altura, de acordo com a justiça alemã, a ordem de detenção internacional não continha "uma descrição suficiente das circunstâncias em que ocorreu o delito" e não revelava "a concretização necessária para o associar de forma suficiente aos atos que lhe são imputados". 

Em Maio, o Ministério Público alemão tinha pedido em Maio ao tribunal de Schleswig-Holstein a extradição do ex-presidente do governo catalão para Espanha. O pedido surge na sequência após o governo central do então presidente Mariano Rajoy ter aplicado o Artigo 155 para bloquear o governo independentista de Joaquim Torra.

Carles Puigdemont, que se encontra na Alemanha desde 25 de Março, também é acusado pelas autoridades espanholas dos crimes de rebelião e perturbação da ordem pública, devido ao seu envolvimento no processo independentista na Catalunha - apesar de não ter sido este o crime que o levou a ser extraditado.



Saber mais e Alertas
pub