Política Monetária Conheça a nova nota de 10 euros que entra em circulação amanhã

Conheça a nova nota de 10 euros que entra em circulação amanhã

Depois da nota de 5 euros ter sido a primeira a ser renovada, chega agora a vez da nota de 10 anos, que entra em circulação esta terça-feira, 23 de Setembro. Conheça aqui a nova nota.
Negócios 22 de setembro de 2014 às 12:09

A nova nota de 10 euros vai entrar em circulação a partir de amanhã, 23 de Setembro, anunciou esta segunda-feira o Banco central Europeu.

 

Em comunicado, o banco central adianta que a "nova nota é mais resistente à contrafacção e fácil de verificar", tendo para o efeito criado uma página e um dossiê onde os europeus podem conhecer as características da nova nota.

 

"É essencial que todos os que utilizam notas de euro possam continuar a fazê-lo com total confiança. É por esta razão que está a ser introduzida a série "Europa", declarou Yves Mersch, o membro da Comissão Executiva do BCE responsável no domínio das notas de banco.

 

A nova nota, da série "Europa", inclui no holograma e na marca de água um retrato de Europa, uma figura mitológica grega, à semelhança do que já tinha sido implementado na renovada nota de 5 euros, que já circulam nos bolsos os europeus há alguns anos. A nota de 10 euros inclui também "um ‘número esmeralda’, sendo que "quando se inclina a nota, o número brilhante apresenta um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente e muda de cor, passando de verde-esmeralda a azul-escuro", explica o BCE.

 

Serão produzidas 4.500 milhões de notas da nova série de 10 euros, sendo que Portugal vai receber 162 milhões de exemplares. São 15 os bancos centrais responsáveis pela produção das notas, sendo que Portugal terá que importar de um destes países: Alemanha, Chipre, Estónia, Grécia, Espanha, França, Irlanda, Itália, Malta, Luxemburgo, Países Baixos, Áustria, Eslovénia, Eslováquia e Finlândia. Existem actualmente em circulação 2.101 milhões de notas antigas de 5 euros.

 

De acordo com o banco central, as notas de 10 euros da primeira série continuarão a ser emitidas até se esgotarem as reservas ainda existentes, sendo que "serão retiradas de circulação de modo gradual, deixando por fim de ter curso legal, o que será anunciado com bastante antecedência".

 

Para "marcar a ocasião e sensibilizar o público" para as novas notas, o BCE anuncia que "foi lançado um concurso nas redes sociais designado ‘Selfie com a nova nota de €10’, realizado através do Twitter e do Instagram, entre 23 de Setembro e 30 de Novembro de 2014".

 

O objectivo do BCE passa por renovar também as restantes cinco notas (20, 50, 100, 200 e 500 euros).

 

 

 

 

 




Saber mais e Alertas
pub