Política Monetária Constâncio: Compra de activos pelo BCE será equacionada "em situação muito extrema"

Constâncio: Compra de activos pelo BCE será equacionada "em situação muito extrema"

O vice-presidente do BCE assegura que a posição do BCE em relação a um eventual programa generalizado de compra de activos não é um "bluff", ainda que deva ser apenas equacionado numa "situação muito extrema".
Constâncio: Compra de activos pelo BCE será equacionada "em situação muito extrema"
Edgar Caetano 06 de junho de 2014 às 16:18

Um programa generalizado de compra de activos financeiros em larga escala, em moldes semelhantes ao que está a ser feito nos Estados Unidos, Reino Unido e Japão, continua a ser uma opção para o Banco Central Europeu (BCE), diz Vítor Constâncio, um dia depois da reunião do Conselho de Governadores.

 

O português garante que a posição do BCE sobre esta possibilidade "não é um 'bluff'". Draghi afirmou na véspera que, "se necessário, o BCE admite recorrer também a ferramentas não convencionais de política monetária", entre as quais um programa de expansão monetária.

 

Constâncio afirma, no entanto, que esse é um mecanismo a contemplar "apenas numa situação muito extrema". O vice-presidente usou uma formulação similar (exceptuando o "muito") para se referir, em Novembro, à possibilidade de baixar a taxa dos depósitos para "terreno" negativo, o que foi decidido ontem, dia 5 de Junho.

 

Esta sexta-feira, Constâncio afirmou que "se virmos a emergência de um círculo vicioso a partir da inflação baixa e um desancorar das expectativas [de inflação] e um choque que crie uma espiral negativa, isso obrigaria ao uso de um programa de compras de activos em larga escala".

 

Vítor Constâncio acrescentou que o impacto do pacote de medidas anunciado quinta-feira deverá ser avaliado na recta final do ano, uma vez concluído o exame à qualidade dos activos bancários que o BCE está a promover e quando decorrer o segundo dos dois leilões de concessão de liquidez a quatro anos, vocacionado para empréstimos às empresas.




A sua opinião15
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Corruptlandia 06.06.2014

O CORRUPTO...!!!
Um dos melhores dias da minha vida, seria certamente ver este ser conspurcado pela corrupção a ser brutalmente castigado, e ao mesmo nível com que este VERME decidiu punir todos os portugueses!

comentários mais recentes
Anónimo 06.06.2014

Adoro este "Intelectual"! nunca o esquecerei!

Anónimo 06.06.2014

A bazuka (compra de activos) do BCE é uma pistoleta de fulminantes, porque o Tribunal Constitucional alemão não permitirá a Alemanha entrar nisso.

Anónimo 06.06.2014

Ouçam-no! Foi ele que nos salvou no caso do BPN...

Gatunos 06.06.2014

Este Constâncio merece UMA BALA NOS MIOLOS de tão criminoso e gatuno que o é.

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub