Política Monetária Draghi: Política monetária do BCE é "apropriada" e taxas baixas vão manter-se

Draghi: Política monetária do BCE é "apropriada" e taxas baixas vão manter-se

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse que a política monetária da entidade é "apropriada" e que "as taxas de juro continuarão no nível actual ou mais baixas durante um período de tempo extenso".
Draghi: Política monetária do BCE é "apropriada" e taxas baixas vão manter-se
Reuters
Lusa 06 de abril de 2017 às 10:18

Mario Draghi - que falava numa conferência em Frankfurt (Alemanha) - sublinhou que o BCE comprará dívida pública e privada da zona euro até finais do ano ou por um período mais longo se for necessário.

O BCE vai continuar a comprar dívida até que se veja "um ajustamento sustentado com o ritmo da inflação consistente com o objectivo", que é abaixo mas próximo de 2%.


"Antes de alterar as componentes da nossa política monetária - taxas de juro, compras de activos e o guia sobre a actuação no futuro -, precisamos de criar confiança suficiente de que a inflação convergirá para o nosso objectivo a médio prazo e aí se manterá, inclusivamente com menos apoios das condições de política monetária", afirmou Draghi.


O BCE considera que a inflação, que em Março desceu meio ponto percentual para 1,5%, ainda depende da política monetária muito expansiva, adiantou o presidente do BCE numa conferência organizada pela Universidade Goethe de Frankfurt.


O BCE começou em Abril a reduzir o volume de dívida pública e privada que compra para 60.000 milhões de euros, menos 20.000 milhões do que o montante adquirido durante o último ano.


Actualmente, o BCE empresta o dinheiro aos bancos semanalmente a uma taxa de juro de 0% e cobra 0,4% pelo excesso de reservas.




pub