Política Costa escolhe Cabo Verde para primeira visita oficial ao exterior

Costa escolhe Cabo Verde para primeira visita oficial ao exterior

O primeiro-ministro vai de visita oficial a Cabo Verde nos próximos dias 19 e 20 de Janeiro. António Costa quis que essa primeira deslocação fosse a um PALOP.
Costa escolhe Cabo Verde para primeira visita oficial ao exterior
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 12 de janeiro de 2016 às 20:37
O primeiro-ministro António Costa vai a Cabo Verde nos próximos dias 19 e 20 de Janeiro, anunciou o seu gabinete esta terça-feira, 12 de Janeiro.

Esta será a primeira visita oficial a um país terceiro de António Costa desde que assumiu a liderança governativa de Portugal, em Novembro. O primeiro-ministro fez questão que essa primeira deslocação fosse a um PALOP (País Africano de Língua Oficial Portuguesa). Na comitiva vão também os ministros dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e da Cultura, João Soares, sabe o Negócios.

De acordo com o comunicado, "o primeiro-ministro António Costa, a convite do seu homólogo, José Maria Neves, efectua uma visita oficial à República de Cabo Verde, nos próximos dias 19 e 20 de Janeiro".

Ao exterior, desde que assumiu a governação, António Costa só se tinha deslocado a Bruxelas para participar em reuniões ligadas à União Europeia. A primeira foi a 29 de Novembro, quando se realizou uma reunião com a Turquia. À entrada dessa reunião, António Costa salientou que tinha feito questão que a primeira deslocação ao exterior fosse à União Europeia "para reafirmar a que é uma aposta estratégica fundamental dos governos portugueses desde que em 1986 o dr. Mário Soares apresentou o pedido de adesão de Portugal à União Europeia". Costa reafirmou, na ocasião, o empenhamento de Portugal na "participação" europeia e o facto de "estar sempre na linha da frente dos processos de integração europeia". Nesta reunião até foi saudado pelo presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, em português.

Depois esteve em Bruxelas para o Conselho Europeu de 17 e 18 de Dezembro, no qual se discutiu a saída do Reino Unido da União Europeia.

Mas a Cabo Verde é mesmo a primeira visita, fora das exigências europeias, do primeiro-ministro, empossado a 26 de Novembro de 2015.

De acordo com os dados disponibilizados pela Aicep, Cabo Verde é o 26º. cliente (peso nas exportações) de Portugal, enquanto é o 96.º fornecedor (peso nas importações). Já Portugal é o principal fornecedor de Cabo Verde. Em 2014, as exportações de Portugal para Cabo Verde atingiram os 214,9 milhões de euros e as importações foram de 11,1 milhões, o que significa que o saldo comercial com Cabo Verde é favorável a Portugal.

Há, ainda de acordo com a Aicep, 2.826 empresas a exportar para Cabo Verde.



A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Marco Pata 13.01.2016

Costa deveria ir era para o CARALHO. Ele e todos os socialistas. Bando de bichonas histéricas.

Mituxa Mizé 13.01.2016

Que aproveite. Aproveitou a comissão do BANIF (negócio escandaloso) e agora aproveita as viagens. Daqui a 2 meses levará uma CHAPADA NA CARA de todo o tamanho. Vai ser UM falhanço estrondoso! Vamo-nos ver livres de socialistas de vez.

Anónimo 13.01.2016

Claro, top nacional africano de Portugal...

Anónimo 12.01.2016

Devia ir para a ir para a conchichina e não regressar este bufo nojo ,para este só existem funcionários públicos o resto do país é preto,começou cedo o regabofe a viajar a pala do tuga fica pelas arábias,lá é o teu lugar

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub