Política Inédito: Marcelo vence em todos os distritos numa primeira eleição

Inédito: Marcelo vence em todos os distritos numa primeira eleição

Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu ganhar em todos os distritos, mesmo em Beja onde raramente a direita consegue vencer. No distrito alentejano, a diferença face a Sampaio da Nóvoa foi de apenas 141 votos.
Inédito: Marcelo vence em todos os distritos numa primeira eleição
Miguel Baltazar

Marcelo Rebelo conseguiu um facto inédito: venceu em todos os distritos, algo que nunca nenhum candidato conseguiu à primeira eleição. Tanto Mário Soares como Cavaco Silva conseguiram o pleno em todos os distritos, mas foi na eleição para o seu segundo mandato. E na maioria dos distritos, Marcelo ganhou com mais de 50% dos votos.

Este título foi alcançando por uma unha negra, já que em Beja, onde raramente a direita consegue ganhar, o antigo comentador só ultrapassou Sampaio da Nóvoa por 141 votos. Aí, Marcelo obteve 31,71% dos votos contra 31,47% de Nóvoa. 

Também em Évora, distrito de forte implantação da esquerda, em particular do PCP, o ex-comentador político alcançou 38% dos votos, a uma distância de oito pontos do seu principal rival. No distrito mais a Sul do Continente, a vitória de Marcelo foi esmagadora, otendo 47,6% dos votos, o dobro de Sampaio da Nóvoa.

No total, e quando falta apenas conhecer os resultados de 14 consulados e da freguesia do Muro, na Trofa, Marcelo Rebelo de Sousa conseguiu vencer por maioria (com mais de 50% dos votos) em 12 distritos e duas regiões autónomas. Só em seis distritos é que o ex-presidente do PSD não conseguiu chegar à maioria absoluta, todos abaixo da linha de Portalegre. Em Lisboa, esteve muito perto do limiar dos 50%. No Centro e Norte, conseguiu sempre mais de metade dos votos.  

O distrito em que Marcelo consegue a melhor votação é Viseu, conhecido como "Cavaquistão" devido à implantação do PSD – que assim se confirma: o novo Presidente obtém 62,6% dos votos. Sampaio da Nóvoa ficou-se pelos 18,8%. O pior resultado foi em Beja. 

(Notícia actualizada às 00:37 com mais informação)




A sua opinião16
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 25.01.2016

Matreiro que nem raposa.

Anónimo 25.01.2016

Um genio.

Augusto Pereira 25.01.2016

Conceito de vitória dúbio. Podia ter ganho em todos os distritos e não ser eleito. Só ignorância ou má-fé podem justificar o título da notícia.

Francisaco António 25.01.2016

Marcelo ganhou com a ajuda da Maria de Belém ! Certo ? E se Paulo Portas tem ido a votos bateria o Tino ? E a coça que o padre Edgar levou ? Com Marcelo em Belém a barragem do Alqueva vai encher mais depressa ? E o camarada Jerónimo entrega a pasta ?

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub