Política Sondagem: Portugueses preferiam Passos para primeiro-ministro mas aceitam Costa

Sondagem: Portugueses preferiam Passos para primeiro-ministro mas aceitam Costa

A sondagem da Universidade Católica aponta para uma subida da coligação e do PS nas intenções de voto. Metade dos inquiridos considera que Cavaco Silva fez bem em indigitar António Costa.  
Sondagem: Portugueses preferiam Passos para primeiro-ministro mas aceitam Costa
Miguel Baltazar/Negócios
Negócios 10 de dezembro de 2015 às 09:09

A coligação Portugal à Frente (PaF), constituída pelo PSD e CDS, voltaria a ganhar as legislativas se as eleições fossem hoje, com uma votação mais reforçada mas ainda longe da maioria absoluta. Esta é uma das conclusões da sondagem realizada pela Universidade Católica para a RTP, Antena 1, DN e JN.

 

As intenções de voto na PaF sobem 1,5 pontos percentuais para 41% e no PS avançam 1,7 pontos para 34%. O Bloco de Esquerda regista uma ligeira subida (ficaria com 11%) e a CDU uma queda ligeira (para 7%).

 

A sondagem, realizada a 5 e 6 de Dezembro através de 1.183 inquéritos válidos, mostra que os portugueses preferiam que fosse Passos Coelho o primeiro-ministro, mas ainda assim concordam com a indigitação de António Costa para chefe do Executivo.

 

À questão "quem deveria ser primeiro-ministro: António Costa ou Pedro Passos Coelho?", 52% escolheu o líder do PSD e 37% o secretário-geral do PS. Ainda assim, quando questionados se o Presidente da República decidiu bem ao indigitar Costa para primeiro-ministro, 49% respondeu sim. Já 35% dos inquiridos considera que a indigitação do líder do PS não foi a melhor opção.

 

Outra das questões colocadas nesta sondagem está relacionada com a opção de António Costa perante os resultados das legislativas de 4 de Outubro. 44% respondeu que o líder do PS deveria ter viabilizado um governo PSD/CDS e 39% que deveria formar governo com apoio à esquerda.

 

Na avaliação dos políticos, Catarina Martins surge na frente, com uma nota ainda negativa (9,2), sendo que avaliação de Passos Coelho (8,9) supera a de António Costa (8,1).




A sua opinião57
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado SÍTIOMANHOSO 10.12.2015



...NÃO ADMIRA !!! OS PORTUGUESES (?) SEMPRE TIVERAM A TENDÊNCIA PARA...LADRÕES !!!

...DEPOIS QUEREM VIVER COMO A "europa" !!!

...QUEM ME LEVA DAQUI PARA FORA ???

comentários mais recentes
Fatídico 11.12.2015

O Portuga gosta mesmo de aldrabilhas e de sádicos. Está tudo dito: É o melhor Povo do mundo!

Mário Alberto Fernandes Magalhães 10.12.2015

A queda será a curto, médio prazo e então tudo o vento levou.

Mário Alberto Fernandes Magalhães 10.12.2015

E levou a incompetência toda do Socratismo. Só poderá ser detestado pela maioria dos portugueses.

Mário Alberto Fernandes Magalhães 10.12.2015

O que esperavam? Um oportunista incompetente do Socratismo.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub