Eleições Actual Presidente do Zimbabué lidera contagem de votos da eleição presidencial

Actual Presidente do Zimbabué lidera contagem de votos da eleição presidencial

O actual Presidente do Zimbabué, Emmerson Mnangagwa, está a liderar a contagem de votos da eleição presidencial, segundo os resultados parciais anunciados hoje à noite pela comissão eleitoral, relativos a nove das 10 províncias do país.
Actual Presidente do Zimbabué lidera contagem de votos da eleição presidencial
Reuters
Lusa 02 de agosto de 2018 às 23:47

Emmerson Mnangagwa (na foto), antigo braço direito de Robert Mugabe, Presidente derrubado em Novembro, segue com 2.147.505 votos, contra 1.929.704 do seu principal adversário, Nelson Chamisa, segundo a contagem feita pela agência AFP e realizada a partir dos números avançados pela comissão eleitoral.

 

Esta comissão anunciou que comunicaria ainda hoje os resultados da décima e última notícia, a de Mashonaland West, no norte.

 

A província que falta é um bastião do partido Zanu-PF, a formação que é dirigida pelo Presidente e está no poder desde a independência, em 1980.

 

Os zimbabueanos foram chamados às urnas na segunda-feira, pela primeira vez desde a queda de Mugabe, obrigado a demitir-se sob pressão dos militares, ao fim de 37 anos do poder.  

 

Na quarta-feira, o exército reprimiu manifestações da oposição, em Harare, que denunciava fraudes. Seis pessoas foram mortas.




pub