Eleições Participação nas eleições na Irlanda deve rondar os 70%

Participação nas eleições na Irlanda deve rondar os 70%

Os irlandeses votaram em eleições legislativas com resultados particularmente incertos, perante as previsões de que o partido Fine Gael (centro direita) possa vencer o escrutínio, mas sem a maioria necessária para formar Governo.
Participação nas eleições na Irlanda deve rondar os 70%
Reuters
Lusa 26 de Fevereiro de 2016 às 23:31

A Irlanda realizou eleições legislativas esta sexta-feira, 26 de Fevereiro, com as assembleias de voto a abrirem às 07:00 locais (mesma hora em Lisboa) e a encerrarem às 22:00. Nenhuma taxa de participação no escrutínio, após o encerramento das urnas, foi avançada, mas à tarde o canal de televisão público estabeleceu-a em 70%.

 

As legislativas são as primeiras eleições gerais na Irlanda desde o fim do programa de ajustamento associado ao resgate de 85 mil milhões de euros, em 2013, e realizam-se quando o país, de 4,6 milhões habitantes, registou a maior taxa de crescimento económico na União Europeia nos primeiros nove meses do ano passado: 7%.

 

Mas, para a generalidade dos observadores, os eleitores, cansados de anos de cortes, aumento de impostos, desemprego e emigração, querem sobretudo saber se a recuperação está a ser distribuída equitativamente ou apenas a beneficiar as elites que responsabilizam pela crise.

 

O Fine Gael e os trabalhistas com quem governaram coligados pedem a reeleição para consolidar a recuperação, argumentando que só assim ela chegará a todos e advertindo que uma situação de instabilidade política pode deitar tudo a perder. 




A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub
pub
pub
pub