Legislativas Bloco de Esquerda com o seu melhor resultado de sempre

Bloco de Esquerda com o seu melhor resultado de sempre

O Bloco de Esquerda está a ser a grande surpresa da noite, conseguindo aumentar em muito o seu número de deputados. Deverá ter o seu melhor resultado de sempre.
Bloco de Esquerda com o seu melhor resultado de sempre
Bruno Simão/Negócios
Nuno Aguiar 04 de outubro de 2015 às 23:38

A noite ainda não acabou, mas Catarina Martins tem motivos para sorrir. Com apenas 16 freguesias por apurar, o Bloco de Esquerda tem 10,2% dos votos a nível nacional. Há quatro anos, por esta altura, tinha apenas 5,14%.

Na prática, isso significa praticamente duplicar o número de votos, com uma crescimento de 250 mil votos para o 525 mil, o que a deverá tornar na terceira maior força política em Portugal, ultrapassando a CDU.

Os 16 mandatos que recolhe para já igualam o seu melhor resultado de sempre, conseguido em 2009. No entanto, as projecções apontam para que o BE consiga entre 17 e 20 deputados. Um intervalo que tornaria este o seu melhor resultado eleitoral.

A presença do Bloco de Esquerda na Assembleia da República tem sido uma montanha russa. Recorde-se que o BE entrou no Parlamento em 1999, com dois deputados. Três anos depois, aumentou para três. Em 2005, conseguiu um resultado melhor, com oito deputados.

Quatro anos mais tarde, duplica esse número para, dois anos depois, voltar aos oito nas legislativas de 2011. Esta noite, volta a crescer.

O seu melhor resultado percentual foi 9,82% em 2009. Neste escrutínio, as projecções apontam para um melhor resultado que esse, conseguindo captar uma parte significativa dos votos que fugiram da coligação PSD/CDS e que o PS não conseguiu captar. 




pub