Saúde SNS tem mais 2.100 médicos do que há um ano

SNS tem mais 2.100 médicos do que há um ano

Ministro da Saúde, Paulo Macedo, revelou esta manhã que há hoje mais médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS) do que há um ano, bem como mais horas de enfermagem. Apesar das queixas de administradores hospitalares.
SNS tem mais 2.100 médicos do que há um ano
Miguel Baltazar/Negócios
Marlene Carriço 22 de janeiro de 2014 às 11:30

Na semana passada os presidentes dos conselho de administração dos Institutos Portugueses de Oncologia (IPO) queixaram-se da falta de profissionais. Hoje, Luísa Salgueiro, do Partido Socialista, lembrou estas declarações e o ministro Paulo Macedo refutou-as, revelando que o SNS tem mais horas médicas, mais horas de enfermagem e de outros técnicos de saúde do que há um ano atrás.

 

“Nós temos mais cerca de 2.100 médicos do que há um ano. Temos mais médicos e mais horas médicas. Depois temos em termos de enfermagem cerca de mais 30 mil horas de enfermagem do que tínhamos há um ano motivado pela entrada em vigor das 40 horas. Ou seja, à data de hoje felizmente o SNS tem mais horas de médicos, enfermeiros e técnicos de saúde para prestar mais cuidados aos utentes e com uma característica: com menos 3% de horas extra e menos prestações de serviço, cerca de 3% também”, detalhou o governante que está a ser ouvido em audição da Comissão de Saúde, a requerimento do PCP.

 

Paulo Macedo referiu ainda que este Governo está a apostar nas carreiras médicas. “Os concursos para assistentes graduados seniores estavam congelados desde 2005. Nós descongelámos 130 graduados seniores, para assegurar que há uma carreira. E este assunto é um pilar do SNS. Quando se defende o SNS é com estes dados concretos”, concluiu.

 

 




Saber mais e Alertas
pub