Saúde Surto de legionella provoca dois mortos e infecta 29 doentes

Surto de legionella provoca dois mortos e infecta 29 doentes

O surto de infecção com a bactéria 'legionella' no hospital São Francisco Xavier provocou dois mortos, um homem de 77 anos e uma mulher de 70 anos, anunciou esta segunda-feira a Direção-Geral da Saúde.
Surto de legionella provoca dois mortos e infecta 29 doentes
Sara Matos
Negócios 06 de novembro de 2017 às 17:56
O surto de legionella, identificado no Hospital São Francisco Xavier, já infectou 29 doentes e provocou duas mortes, revelou esta segunda-feira a Direção Geral de Saúde (DGS). 

Uma das vítimas mortais era um homem de 77 anos, que estava a ser tratado num hospital privado, e a outra uma mulher de 70 anos, que estava internada no Hospital Santa Maria. A directora-geral da Saúde, Graça Freitas explicou que em ambos os casos, os doentes estavam internados nas unidades de cuidados intensivos e sofriam de outras doenças, segundo o Diário de Notícias. 

A mesma responsável adiantou que há outros três doentes internados em unidades de cuidados intensivos. "Fazendo as contas e sabendo nós que a data de início de sintomas mais precoce foi dia 27 de outubro, recuando dez dias, dá dia 17, portanto terá sido nesse intervalo que alguma coisa se terá passado", explicou Graça Freitas, citada pelo DN, acrescentando que foram analisados 11 pontos diferentes de água em toda a rede do hospital. "Neste momento estão ser feitas vistorias exaustivas a todos os sistemas do hospital".

O DN diz que ainda estão 26 pessoas internadas, sendo que a maioria dos doentes tem mais de 70 anos e tem outras doenças. 

(Notícia actualizada às 18:30 com mais informação)



Saber mais e Alertas
pub