Agricultura e Pescas Ministro surpreendido com manifestação de suinicultores. PCP culpa Bruxelas  

Ministro surpreendido com manifestação de suinicultores. PCP culpa Bruxelas  

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, mostrou-se surpreendido com a manifestação de suinicultores, em Lisboa, sobre a qual não foi informado, e disse não ter recebido qualquer pedido de audiência.
Ministro surpreendido com manifestação de suinicultores. PCP culpa Bruxelas  
Miguel Baltazar
Lusa 11 de Março de 2016 às 21:32

"Fui surpreendido hoje com um manifestação, para a qual não fui avisado, com um pedido de audiência que ninguém me solicitou e que ganhou grande proporção na comunicação social", afirmou Capoulas Santos aos jornalistas, em Évora.

 

Capoulas Santos reiterou que se trata de um problema de mercado, que impede o Governo de intervir.

 

Cerca de 300 camiões de suinicultores do país inteiro deslocaram-se hoje para Lisboa para protestarem em frente ao Ministério da Agricultura, pedindo ajuda para um sector que dizem estar "à beira do colapso".

 

A organização quis manter este protesto em segredo, mas os camiões foram interceptados pela polícia à entrada dos principais eixos da cidade, acabando por provocar congestionamento no trânsito.

 

Dezenas de suinicultores tentaram atravessar a Segunda Circular, junto ao aeroporto, em Lisboa, mas foram impedidos por elementos da polícia, o que provocou alguns momentos de tensão entre manifestantes e elementos policiais, constatou a Lusa no local.

 

Os suinicultores, que se encontram concentrados na Alta de Lisboa, junto à extremidade sul do aeroporto, afirmam que apenas queriam atravessar a Segunda Circular "para irem jantar". 

 

Jerónimo de Sousa acusa Bruxelas de entrar em contradição

 

Sobre a mesma manifestação, o secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, acusou a União Europeia de estar a entrar em "contradição" na questão dos apoios aos suinicultores e de impedir Portugal de resolver esse e outros problemas.

 

"A União Europeia até disse que é possível os Estados apoiarem com medidas complementares, mas essa é a mesma União Europeia que nos diz 'não gastem dinheiro, não aumentem a despesa, não façam mais apoios', ou seja, criam aqui uma contradição", afirmou.

 

Em declarações aos jornalistas na Covilhã, o secretário-geral do PCP sublinhou que os suinicultores e outros produtores, "que hoje têm a corda na garganta", precisam de apoios e reiterou que a União Europeia "não pode estar sempre a impor medidas" que impedem Portugal de "produzir, de exportar e de criar mais riqueza".

 

"Declaram que é preciso, de facto, apoios no plano nacional, mas depois impedem-nos de resolver esse e outros problemas", criticou, classificando a situação como "inaceitável".




A sua opinião14
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Bento20 11.03.2016

O que eles querem dizer: se fosse o PC a mandar, nem marchas nem suinicultores existiam. Até "chiavam" e iam para as Ilhas Selvagens apanhar bolota.

comentários mais recentes
tobras 12.03.2016

Que belo porqueiro que este ministro saiu

tobras 12.03.2016

Eles não deviam levar camiões só,deviam levar os porcos e larga-los na assembleia da republica junto com os outros que lá estão.

Ku do comuna 12.03.2016

os xuxalistas estão preocupados com o desfazer e abonar os funcios, governar não é sua arte, andam sempre distraidos

antonio mendes 12.03.2016

RESUMINDO, VOLTA SALAZAR, PORQUE O POVO QUER E PORRADA NA CABECA, AFINAL PASSOS COELHO E QUE ERA BOM, ESTE QUE ESTA A DAR O QUE AS RATAZANAS DE DIREITA TIRARAM, E QUE E O MAU, TENHO VERGONHA DE SER PORTUGUES, SEM DUVIDA SOMOS UMA CARNEIRADA.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub