Automóvel ACAP: Alteração às classes de portagem “põe fim à distorção do mercado automóvel”

ACAP: Alteração às classes de portagem “põe fim à distorção do mercado automóvel”

A Associação Automóvel de Portugal salienta que o Governo optou pelo cenário considerado prioritário pelo grupo de trabalho que estudou a revisão das classes de portagem.
ACAP: Alteração às classes de portagem “põe fim à distorção do mercado automóvel”
Bruno Colaço
Maria João Babo 09 de agosto de 2018 às 17:29

A ACAP – Associação Automóvel de Portugal congratulou-se esta quinta-feira, 9 de Agosto, com a aprovação em Conselho de Ministros das novas classes de portagem, que vão permitir que mais veículos paguem classe 1.

Com a aprovação "do novo regime de portagens, o Governo cumpriu o compromisso assinado no grupo de trabalho que, por proposta da ACAP, tinha sido criado para estudar esta situação", afirma a associação em comunicado, salientando que a opção do Executivo recaiu no cenário considerado prioritário.

"Esta medida, agora aprovada, vem pôr fim a uma situação de distorção do mercado automóvel", salienta ainda a ACAP, que considera que "esta alteração reveste-se da maior importância para a indústria nacional".

Ao Negócios, Hélder Pedro (na foto), secretário-geral da ACAP, salientou que a alteração  aprovada – que passa para a classe 1 veículos automóveis com peso bruto inferior ou igual a 2300 quilos, altura ao primeiro eixo inferior a 1,30 metros e que cumpram a norma ambiental EURO 6 relativa às emissões automóveis – permite resolver o problema no imediato, sendo que a prazo a associação defende que todos os ligeiros sejam incluídos naquela classe de portagens.

Em Julho passado, em entrevista ao Negócios e Antena 1 Helder Pedro tinha reclamado uma data concreta ao Governo para a concretização da alteração, a qual estava a ser negociada com as concessionárias.

Além do impacto que a medida terá para a PSA, que tem um novo modelo que sem esta alteração pagaria classe 2, outras marcas poderão ver a taxa de portagem reduzir-se.




pub