Impostos Aumento do IUC nos carros a gasóleo dá mais 56 milhões ao fisco
Assinatura Digital. Negócios Primeiro Para ler tudo faça LOGIN ou ASSINE

Aumento do IUC nos carros a gasóleo dá mais 56 milhões ao fisco

Governo vai aplicar uma taxa extra sobre os veículos a "diesel", que incide sobre os novos, mas também sobre os mais antigos. Imposto Único de Circulação pode chegar perto dos 900 euros nos carros de maior cilindrada e mais poluentes.
Aumento do IUC nos carros a gasóleo dá mais 56 milhões ao fisco
Miguel Baltazar/Negócios
Paulo Moutinho 16 de outubro de 2013 às 02:55

O Orçamento do Estado para o próximo ano traz más notícias para os muitos portugueses que têm automóveis a gasóleo. O Governo, que este ano castigou os veículos a gasolina de alta cilindrada,

Assinatura Digital. Negócios Primeiro
Para ler tudo faça LOGIN ou ASSINE
Análise, informação independente e rigorosa.
Para saber o que se passa em Portugal e no mundo,
nas empresas, nos mercados e na economia.
  • Inclui acesso ao ePaper, a versão do Negócios tal como é impresso em papel. Veja aqui.
  • Acesso ilimitado a todo o site negocios.pt
  • Acesso ilimitado via apps iPad, iPhone, Android e Windows
Saiba mais

A sua opinião6
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Enduvidado 16.10.2013

"A gasolina, além de ser derivada do petróleo, lança na atmosfera gases que prejudicam a saúde humana e o meio ambiente, pois não há um motor que faz a combustão de forma correta. Mas os hidrocarbonetos que compõem a gasolina são mais leves do que aqueles que compõem o óleo diesel, pois são formados por moléculas de menor cadeia carbônica (normalmente cadeias de 4 a 12 átomos de carbono), com isso a gasolina se torna menos poluente do que o diesel. "

"A resposta à pergunta inicial: qual combustível polui mais? Sem dúvidas é o diesel, ele se tornou o grande vilão no trânsito, e para agravar a situação, os veículos movidos a diesel, como ônibus e caminhões, não são equipados com bons catalisadores.

Metais pesados altamente nocivos fazem parte da composição do diesel, eles se acumulam no organismo humano e, depois de alguns anos, chegam a causar até mesmo males neurológicos. Estudos revelaram que as dioxinas presentes no diesel são responsáveis por provocar as fortes dores de cabeça, distúrbios hormonais e câncer no aparelho respiratório. A própria fuligem desse combustível serve como um facilitador para as alergias nas vias aéreas. "

"Estudo: Gasolina polui mais que o gasóleo no que toca aos aerossóis orgânicos secundários"

comentários mais recentes
Carlos Gertrudes 16.10.2013

Já agora vejam se é apenas nos veículos de turismo, e não precisavam vir com a desculpa da poluição, não somos parvos!

Armando 16.10.2013

É claro que os automóveis da presidência, do parlamento, dos ministérios podem poluir à vontade. Será que vamos ver, como dizia o Assis do PS, o Seguro a andar de Clio? Não acredito! Carros públicos a serem usados para fins particulares são aos milhares, repito, milhares, mas aí convém não falar até porque não se notam por estarem descaracterizados.

zito 16.10.2013

Não fosse preciso dinheiro para os cofres e estavam-se nas tintas para a poluição. Qualquer dia temos que andar é de burro.

João Miguel Castro 16.10.2013

Vejam lá é o que é que fazem ao dinheiro, como o usam e a quem o dão, tendo em conta que o serviço de dívida é o que é, e que dois terços da despesa primária é usada em salários e pensões.

ver mais comentários
Notícias só para Assinantes
Exclusivos, análise, informação independente e credível. Para saber o que se passa em Portugal e no mundo, nas empresas, nos mercados e na economia. Inclui acesso à versão ePaper.
Mais uma forma de ler as histórias
da edição impressa do Negócios.
Se ainda não é Assinante Saiba mais
pub
pub
pub
pub