Automóvel Produção automóvel volta a acelerar e cresce mais de 89% no primeiro semestre

Produção automóvel volta a acelerar e cresce mais de 89% no primeiro semestre

Nos primeiros seis meses do ano foram produzidos mais de 154 mil veículos em Portugal.
Produção automóvel volta a acelerar e cresce mais de 89% no primeiro semestre
Bruno Simão
Sara Antunes 11 de julho de 2018 às 15:36

A produção de automóveis em Portugal cresceu 89,3% no primeiro semestre do ano, de acordo com os dados disponibilizados pela Associação Automóvel de Portugal (ACAP). A este aumento correspondeu o fabrico de 154.045 veículos.

 

"A informação estatística relativa aos seis primeiros meses de 2018 confirma a importância que as exportações representam para o sector automóvel já que 96,9% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa. Registe-se igualmente que se verificou um aumento percentual relativamente ao mês anterior", salienta o comunicado emitido esta quarta-feira, 11 de Julho.

 

A esmagadora maioria (91,4%) das exportações de automóveis tem como destino a Europa, com a Alemanha a ser o mercado principal (20,9%).

 

Para o aumento da produção automóvel nacional tem sido fundamental o papel da Autoeuropa, onde está a ser fabricado o T-Roc. A produção deste modelo começou em Agosto de 2017, tendo sido reforçada em Abril para dois veículos por hora, o que tem impulsionado os dados da produção automóvel em Portugal.

 

Já em Agosto é de esperar que a produção se ressinta, uma vez que a fábrica de Palmela deverá suspender o fabrico durante três semanas, mais uma do que inicialmente previsto, devido às novas regras de medição do consumo e das emissões poluentes.




Saber mais e Alertas
pub