Banca & Finanças Banif prepara aumento de capital em espécie

Banif prepara aumento de capital em espécie

O aumento de capital vai ser efectuado através de entradas em espécie, uma vez que serão trocadas obrigações por acções, num montante até 1,99 milhões de euros.
Banif prepara aumento de capital em espécie
Inês Balreira 22 de agosto de 2013 às 19:58

O Banif convocou os seus accionistas para deliberarem sobre o aumento de capital do banco através da "entradas em espécie", em causa está a troca de obrigações convertíveis em acções.

 

A votação do aumento de capital em espécie, o que significa que não há entradas de dinheiro, deverá ser realizada em assembleia geral, no próximo dia 16 de Setembro na sede, da Rua de João Tavira, no Funchal.

 

Este aumento de capital, através de entradas em espécie, como refere o comunicado do banco publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), estava já prevista no plano de recapitalização do Banif.

 

O aumento de capital será de até 1,99 milhões de euros, sendo o capital social do Banif aumentado para até 1,7 mil milhões de euros. 

 

O Banif já realizou várias operações que têm como objectivo a recapitalização do banco. A primeira foi a entrada directa de direito do Estado, através de uma injecção de 1,1 mil milhões de euros. Deste valor, 400 milhões de euros foram realizados através nstrumentos subordinados e convertíveis, os restantes 700 milhões foram realizados através de um aumento de capital, onde foram emitidas 70 mil milhões de novas acções.


Entretanto, angariou também 40,7 milhões de euros, através da entrada de novos accionistas como Ilídio Pinho ou Dionísio Pestana. 


Antes disso, os accionistas de referência Rentipar, dos herdeiros do fundador Horácio Roque, e a Auto-Industrial, injectaram 100 milhões de euros, a que se seguiram os 100 milhões conseguidos com o aumento de capital aberto ao público.


A sua opinião26
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado JSilva 23.08.2013

A notícia anuncia um aumento de capital de 1,99 milhões de euros. No site da CMVM pode verificar-se que o aumento de capital será de de €198.997.921,88. Um jornal de referência económica devia evitar este tipo de lapso.

comentários mais recentes
Anónimo 12.09.2013

E tudo uma cambada de b..... . . Estes. O..... deviam era deixar de conceder créditos a pessoas que não os pagam alem do mais todos os bancos em Portugal e outros tiveram que fazer aumentos de capital . . O BCP fez vários aumentos de capital chegou a valer 0.048 e ninguém se preocupou o que era impensável devido a grandeza do banco o BES igualmente BPI igualmente todos eles a tocarem em mínimos históricos e a não refletirem o que valem banif só ta nas bocas dos o....porque decidiu tarde . . 70% dos prejuízos dos bancos deve se o mal parado . . É preciso e ter calma e é claro que vão cair mas nada de pânico porque ai sim se todos os investidores decidem vender e não houver procura pimba. . A culpa desta mm....toda e dos especuladores

Joca 27.08.2013

Teria sido bom que alguém do JN tivesse explicado aos leitores como é que essa operação se poderá reflectir na cotação do Banif na Bolsa. É previsível que vá subir ou que vá descer ainda mais? Se não sabem, podiam ter perguntado a um broker qualquer...

Anónimo 24.08.2013

Existe uma serie que 2012/2019 que estão a pagar 6.875 (TANB) como é que vão fazer. Vejam o site do do banif e a o calculo das conversões da mesmas.
Assim não vale.....

Humor 23.08.2013

Humor a sério não é este! Vê antes em www.humorcomele.pt os melhores vídeos online

ver mais comentários
pub