Banca & Finanças Governo prepara recapitalização da CGD - Expresso

Governo prepara recapitalização da CGD - Expresso

Segundo o jornal, o valor pode chegar a 4 mil milhões de euros. A forma de reforçar o capital do banco público estará no plano estratégico em preparação e será negociada com Bruxelas.
Governo prepara recapitalização da CGD - Expresso
Cátia Barbosa/Negócios
Negócios 21 de maio de 2016 às 09:31
O Governo concordou com a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos num montante que pode ir até aos 4 mil milhões de euros, avança este sábado o Expresso. Segundo o semanário, o reforço foi uma condição de António Domingues - que substituirá em breve José de Matos no cargo - para aceitar o convite para liderar o banco público.

Este será um valor por alto, permitindo manter uma almofada de conforto para assegurar as exigências futuras de capital por parte do supervisor bancário (1% do capital, acima de 600 milhões de euros), escreve a publicação.

A entrada de verbas permitirá também ao banco público começar a devolver o empréstimo de 900 milhões de euros feito via subscrição de obrigações convertíveis em capital (as chamadas CoCos).

O modelo de reforço de capital do banco - que esta semana apresentou prejuízos de 74,2 milhões de euros no primeiro trimestre - estará integrado no plano estratégico para a instituição que está a ser trabalhado pela futura administração como o Estado e será depois negociado com Bruxelas.

O semanário refere que o valor foi aceite por António Costa e que esse foi um dos temas que esteve sobre a mesa esta semana no almoço privado com a presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu, Danièle Nouy e com a líder do Conselho Único de Resolução, Elke König.

O Expresso escreve ainda que se a entrada do Estado for feita como um investimento com retorno prometido e não como uma simples uma ajuda pública, o assunto pode nem precisar de passar pela Direcção Geral da Concorrência da Comissão Europeia.



A sua opinião19
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Anónimo 21.05.2016

A geringonça, em 6 meses, prepara-se para roubar aos contribuintes 7.000 milhões para dar à banca!

Passos Coelho esteve quatro anos e meio no poder e emprestou dinheiro a bancos mas sempre com juros e nunca colocou em banco nenhum nem um tostão a fundo perdido! Entendem porque é que ele foi afastado do poder apesar de ter vencido as eleições? Porque era preciso ir ao dinheiro dos contribuintes, mas nem Passos nem Albuquerque concordavam com essa solução! O "Não" dado ao BES é a prova disso!

comentários mais recentes
Anónimo 22.05.2016

A mafia continua nos bancos e CGD.Quando é que os portugueses acordam e acabam com estes vagabundos que não querem fazer uma gestão séria dos dinheiros públicos!!

Anónimo 22.05.2016

Para quem nao conhece o canhoto jeronimo:a cx geral depositos pode derreter o pais de les a les que tera sempre o apoio da radicalizacao simples c .Um banco privado que gaste um tostao mal gasto HA DEL REI QUE ME ESTAO A MEXER NAS FRANJAS DA MINHA PEIDA.

Gatunos 21.05.2016

Mais um roubo de 4 mil milhões de euros para a escumalha do povo tuga pagar.
A ESCUMALHA DO POVO PORTUGUÊS TEM TUDO O QUE MERECE POIS ADORA VITAR NOS BANDOS DE GATUNOS E TRAIDORES DO PS PSD CDS BE PCP.

SALAZAR 21.05.2016

O PAÍS MAIS MISERÁVEL PAGA DEZENAS DE MILHARES DE MILHÕES DE EUROS PARA RESGATAR E RECAPITALIZAR BANCOS MAL GERIDOS (A MAIOR PARTE CRIMINOSAMENTE). O PS NÃO PODE FALAR DO PSD QUANDO AFINAL VAI METER 4000 MILHÕES NA CGD. ASSIM QUALQUER É BOM GESTOR. NEM NOS PÁISES RICOS.

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub