Banca & Finanças Montepio prevê encaixar até 500 milhões com venda de activos em 2016

Montepio prevê encaixar até 500 milhões com venda de activos em 2016

A venda de imóveis, participações financeiras e crédito malparado deverá permitir ao Montepio arrecadar entre 400 e 500 milhões de euros este ano. A maior parte deste valor deverá vir da alienação de imobiliário.
Montepio prevê encaixar até 500 milhões com venda de activos em 2016

A Caixa Económica Montepio Geral espera arrecadar entre 400 e 500 milhões de euros este ano com a venda de imóveis, participações financeiras e crédito malparado, adiantou José Félix Morgado, presidente da instituição ao Negócios.

 

A maior parte deste encaixe deverá vir da alienação de imobiliário. Tendo em conta que, nos primeiros três meses do ano, o Montepio arrecadou 60 milhões de euros com a venda de imóveis, existe a expectativa de que no conjunto do ano os proveitos gerados por estes activos atingiram 240 milhões de euros. No total, o a instituição tem actualmente 800 milhões de activos imobiliários em carteira.

 

Relativamente às participações financeiras, depois de ter vendido o Montepio Seguros à associação mutualista que é o seu accionista único, a caixa económica está a negociar a alienação do Montepio Crédito ao fundo britânico Cabot Square, investidor que está ainda a ultimar a compra do ActivoBank.

 

"É um negócio que pode ser fechado ou não. Depende se se conseguirem acordar as condições adequadas", garante Félix Morgado.

 

Finalmente, o Montepio pretende também continuar a vender carteiras de crédito malparado. Transacções que o presidente da instituição admite que gerem "perdas residuais", mas que terão "zero de impacto no capital".

A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Tomas Há 1 semana

Anónimo outro ditado(com a qualidade do teu):
Mete no colchão e vende a casa.

Anónimo Há 2 semanas

Ha um ditado que diz e bem:onde se tira e nao se lhe poe, ele desaparece como o gelo debaixo de sol.Aprendamos com os erros dos vizinhos.

pub
pub
pub
pub