Banca & Finanças Nuno Amado: “Não achamos que haja situação de bolha de preço” no imobiliário

Nuno Amado: “Não achamos que haja situação de bolha de preço” no imobiliário

O Banco de Portugal apertou as regras de concessão de crédito à habitação mas, para o presidente do BCP, não há uma bolha. “Nem de perto, nem de longe”. Mas admite diferenças regionais.
Nuno Amado: “Não achamos que haja situação de bolha de preço” no imobiliário
Miguel Baltazar
Diogo Cavaleiro 14 de fevereiro de 2018 às 19:02

Não há bolha no imobiliário. Esta é a posição do Banco Comercial Português (BCP) que, contudo, assegura que vai cumprir as recomendações do Banco de Portugal para apertar a concessão do crédito à habitação.

 

"Não achamos que haja uma situação de bolha de preço. Nem de perto nem de longe", considerou Nuno Amado esta quarta-feira, 14 de Fevereiro, na conferência de imprensa em que o BCP divulgou lucros de 186,4 milhões de euros em 2017.

 

Ainda assim, Nuno Amado admite que há diferentes realidades, nomeadamente regionais. "Achamos que não há um mercado para a habitação. Há diversos mercados. Há áreas onde os preços subiram, há áreas onde os preços não subiram tanto. Há habitação com diferentes objectivos", frisou o responsável executivo do banco privado.

 

O Banco de Portugal decidiu recomendar aos bancos maiores exigências na avaliação do devedor quando aceita emprestar dinheiro, nomeadamente limites na taxa de esforço e nas maturidades. "Compete ao regulador antecipar as coisas. Nós cumprimos", concluiu.




A sua opinião5
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
ZE Há 2 dias

1º- rádio de nº de habitação por habitante é conhecida e das mais altas da Europa 2º- tx crescimento demográfico negativa 3º a subida anual foi grande . Agora , cada um vê o que quer mas gostava de ouvir argumentos. Mas sem duvida, antes financiar habitação própria que emprestar aos amigos incompet

Anónimo Há 4 dias

Não há bolha no imobiliário? Não sei, apenas sei que se não tivesse casa própria já totalmente paga não sei como iria pagar a prestação de um empréstimo mesmo às taxas superbaixas actuais. Está bom para os estrangeiros, para o português médio quando as taxas começarem a subir saltam pela janela.

BCP : DEIXEM OS JUROS SUBIREM Há 4 dias


BCP : para o m~es que vem VEM AI a última saida do LIXO da última agência de RATING antes disso TÊM de COMEÇAR a SUBIR juros em pouco ntempo os LUCROS do MILENIUM BCP vão TRIPLICAR assim como a sua MISERAVEL COTAÇÃO ; 0.69 antes do VERÃO

vêm ai PRICE TARGETS acima de 0.50 Há 4 dias

com esta enxurrada de LUCROS com a retirada de LIXO da última agência de RATING e com as eminentes SUBIDAS das TAXAS DE JUROS os LUCROS do BCP vão QUINTUPLICAR em pouco tempo o MILENIUM BCP é uma MÁQUINA de fazer $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

ver mais comentários
Saber mais e Alertas
pub