Banca & Finanças Problemas em operações bancárias? A dona do Multibanco culpa a Altice

Problemas em operações bancárias? A dona do Multibanco culpa a Altice

Os clientes de vários bancos registaram dificuldades em realizar operações em caixas automáticas esta manhã. A anomalia deve-se a dificuldades na comunicação, que a SIBS imputa à Altice. A operadora garante que tudo já está resolvido.
Problemas em operações bancárias? A dona do Multibanco culpa a Altice
João Cortesão/Correio da Manhã
Diogo Cavaleiro 11 de agosto de 2017 às 16:22

Um cliente tenta fazer uma operação bancária e não consegue. Tenta pagar um serviço e recebe a indicação de que não tem saldo suficiente. A imagem pode ter-se repetido esta sexta-feira, 11 de Agosto, por inúmeras vezes. E o problema não é do cliente.

 

A SIBS, que detém a rede que gere o Multibanco, admite que houve dificuldades na realização de algumas operações bancárias, mas recusa que a responsabilidade lhe possa ser atribuída.

 

"Verificou-se um problema de comunicações por parte da PT que afectou algumas das ligações necessárias à concretização de operações, estando já a situação entretanto regularizada", indicou a assessoria de imprensa da SIBS ao Negócios.

 

A Altice, dona da PT, responde: "Registaram-se constrangimentos numa das infra-estruturas PT, que presta alguns dos serviços contratados de ligação à SIBS, e que causaram impacto em serviços de suporte prestados pela SIBS a entidades bancárias. Estes constrangimentos não afectaram os serviços de POS’s (TPAs – Terminais de Pagamento Automático) nem a Rede Multibanco".

 

Na prática, cada banco tem as suas caixas automáticas internas - em que os clientes de outras instituições não conseguem fazer transacções -, onde a rede é a das suas próprias operadoras. Foi aí que se registaram algumas dificuldades no cumprimento das ordens dos clientes, dado que se tornou impossível a ligação à rede da SIBS. 
 

Ao que foi possível apurar, os problemas de comunicação entre a SIBS e algumas instituições financeiras verificaram-se entre as 10:50 e as 12:45. A Altice defende que desde o reporte até à resolução do constrangimento passou "pouco mais de uma hora".

 

Ainda que tenha havido problemas em várias operações, a empresa dirigida por Madalena Cascais Tomé garante que não foi generalizada: "Apesar de alguns utilizadores poderem ter sentido perturbações, cerca de 70% dos Caixas Multibanco mantiveram-se a funcionar dentro da normalidade".

 

"A situação foi resolvida cumprindo os SLA’s (níveis de serviço) contratados para estes serviços, ou seja, dentro da janela de reposição prevista", continua a Altice, garantindo que os serviços de pagamento e de recarga de telemóveis da sua rede (Meo) não sofreram problemas. 



(Notícia rectificada às 17:06: onde estava 11 de Julho deve ler-se 11 de Agosto; corrigida às 17:27 para especificar o problema referente às caixas automáticas internas de cada banco)




A sua opinião14
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado ggov Há 6 dias

Desde que a Altice é dona da PT a qualidade do serviço desta operadora tem piorado de dia para dia. Com a ânsia de aumentar os lucros tem desinvestido em serviços cruciais que caracterizavam a PT e a qualidade actualment é o que se vê. Depois do Siresp mais uma prova do mau serviço prestado por esta empresa. Eu termino o meu período de fidelização no fim de Setembro e também já fiz a minha escolha.

comentários mais recentes
Anónimo Há 6 dias

JAMAIS SEREI CLIENTE DA MEO ALTICE PT, JAMAIS. FOI DAS PIORES CORJAS QUE JÁ APARECEU EM PORTUGAL. É VER CENTENAS A RESCINDIR TODOS OS DIAS NAS LOJAS DESSA CORJA.

Informado Há 6 dias

Que tal perceber quem gere a Rede Multibanco da SIBS? Não é a VODAFONE?

Anónimo Há 6 dias

Raios a partam!

Anónimo Há 6 dias

Quem não tem culpa nenhuma e tem que arcar com as consequências, como sempre, são os clientes.
A SIBS que vá comer nel culo pois é a única responsável pela situação. uma vez que aceitou prestar o serviço em parceria com os outros operadores. Que escolha melhor as companhias antes que arda junto com elas.
Nos States levava uma bordoada que até se borrava mas como é cá, país de ciganos, não passa nada.

ver mais comentários
pub