Banca & Finanças Santander comprou Banif com um desconto de 75%
Assinatura Digital. Negócios Primeiro Para ler tudo faça LOGIN ou ASSINE

Santander comprou Banif com um desconto de 75%

A parte do Banif que o Santander adquiriu tinha um valor contabilístico de 600 milhões de euros. O preço foi de 150 milhões, montante que tem implícito um desconto de 75%. Para o novo dono, este "banco" só vale 283 milhões.
Santander comprou Banif com um desconto de 75%
Miguel Baltazar
Maria João Gago 29 de Janeiro de 2016 às 00:01

O pacote de activos e passivos do Banif que o Estado vendeu ao Santander Totta tinha um valor contabilístico de cerca de 600 milhões de euros, no momento em que o negócio foi concretizado. No entanto, o comprador pagou apenas 150

Assinatura Digital. Negócios Primeiro
Para ler tudo faça LOGIN ou ASSINE
Análise, informação independente e rigorosa.
Para saber o que se passa em Portugal e no mundo,
nas empresas, nos mercados e na economia.
  • Inclui acesso ao ePaper, a versão do Negócios tal como é impresso em papel. Veja aqui.
  • Acesso ilimitado a todo o site negocios.pt
  • Acesso ilimitado via apps iPad, iPhone, Android e Windows
Saiba mais



A sua opinião11
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado Camaradas 29.01.2016

O socialismo pode tudo, hoje fez isto, amanhã dizemos que foi a direita a nacionalizar, como foi com o BPN, e o rebanho acéfalo engole.

comentários mais recentes
CarlosAP 29.01.2016

Eu venho a dizer desde o inicio desta fantochada que o banco valia uns 600 milhões (como alias reportou nos resultados do 3ºT) e que o Estado poderia vender os 60% que tinha no banco por uns 300 a 400 milhões no mínimo. Claro que não se podia ter metido o Banif na agenda politica, com boatos e rumores e "recadinhos" entre os governantes e reguladores. E também não se podia ter a UE a meter pressão para liquidar o banco e oferecê-lo ao Santander. Se o processo de venda tivesse sido conduzido com seriedade e sem interesses obscuros, as perdas do Estado na recapitalização do banco poderiam ter sido minimizadas a 300 ou 400 milhões. Certamente que é muito dinheiro, mas ate podiam ter ficado com os activos imobiliários num veiculo separado tentar valorizar a médio-longo prazo e recuperar parte desse prejuízo, como alias se previa no ultimo plano de reestruturação que a administração do Banif apresentou. E o que se fez? Ofereceu-se o banco ao Santander e lesou-se investidores e o Estado em cerca de 3000 milhões.

Anónimo 29.01.2016

Santander comprou Banif com um desconto de 75%

TEMOS QUE AJUDAR A BANCA ESPANHOLA!

ACHO ATÉ QUE NÃO DEVERIAM EXISTIR BANCOS PORTUGUESES A NÃO SER PARA SEREM VENDIDOS EM SALDO!

Joao G 29.01.2016

O que a esquerdalha falou sobre a resolução do BES e a hipótese de alguns custos virem a cair sobre os contribuintes, via CGD. Agora, com os milhares de milhões que vamos ter de pagar, a esquerdalha acha tudo normal e pacífico, passando, sem mais, um atestado de estupidez aos contribuintes.

david ferreira 29.01.2016

o socialismo é que fez isto ??? rotular de ignorante é curto...

ver mais comentários
Notícias só para Assinantes
Exclusivos, análise, informação independente e credível. Para saber o que se passa em Portugal e no mundo, nas empresas, nos mercados e na economia. Inclui acesso à versão ePaper.
Mais uma forma de ler as histórias
da edição impressa do Negócios.
Se ainda não é Assinante Saiba mais
pub
Notícias Relacionadas
pub
pub
pub