Banca & Finanças Vítor Gaspar: "Depósitos abaixo de 100 mil euros são sacrossantos"

Vítor Gaspar: "Depósitos abaixo de 100 mil euros são sacrossantos"

Em linha com os restantes ministro das Finanças europeus, Vítor Gaspar quis tentar apagar as primeiras decisões em relação aos depósitos cipriotas, insistindo que eles são invioláveis.
Vítor Gaspar: "Depósitos abaixo de 100 mil euros são sacrossantos"
Nuno Aguiar 14 de maio de 2013 às 14:37

"Foi absolutamente claro que a garantia de depósitos abaixo do limite de 100 mil euros é sacrossanta. A expressão que foi usada e repetida foi sacrossanta", afirmou o ministro das Finanças em Bruxelas, numa conferência de imprensa com os jornalistas, no final da sessão da manhã do Ecofin (reunião dos ministros das Finanças da União Europeia). Poucos segundos depois, insistiria. "Repito: abaixo do limite de 100 mil euros os depósitos são sagrados."

 

Quanto aos restante depósitos, a definição é menor, embora esteja claramente em cima da mesa que poderão ser chamados a pagar futuras crises bancárias.

 

O governante português não foi o único a destacar o carácter inviolável destes depósitos. A ideia foi repetida por várias vezes ao longo da reunião do Ecofin por outros ministros das Finanças. Uma estratégia compreensível tendo em conta a reacção muito negativa que os responsáveis europeus tiveram de enfrentar, depois de o Eurogrupo ter aprovado uma taxação de depósitos abaixo do limite de 100 mil euros em Chipre. Seguiram-se quedas drásticas dos mercados financeiros e novos aumentos das yields da dívida.

 

Vítor Gaspar reconheceu esta terça-feira que a solução inicialmente desenhada para Chipre "não ajudou na gestão da crise da área euro nem na estabilização de expectativas dos agentes económicos".


A sua opinião79
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado ESTES PEDAÇOS DE ESTERCO QUE NÃO REPRESENTAM NINGUÉM DEVIAM SER TODOS CAÇADOS E ABATIDOS SÓ POR ADMITIREM CONFISCAR OS DEPÓSITOS BANCÁRIOS. Há 1 semana

Este pedaços de esterco deviam ser todos enforcados em Praça Pública para dar o exemplo! Canalhas criminosos acham-se no direito de confiscar aos depositantes dos Bancos depósitos acima de 100 mil Euros como se eles fossem Judeus em plena Alemanha NAZI. -----***----- Se estes confiscos algum dia existirem em Portugal todos os responsáveis pela sua aprovação serão caçados e abatidos, bem como as suas famílias até à 7ª geração para não restarem genes desta escumalha NAZI à face da Terra. O recado está dado a todos os políticos Portugueses. Aqueles que tiverem amor à vida e às suas famílias certamente jamais aprovarão confisco de depósitos acima de 100 mil Euros em Portugal. Se o fizerem as suas vidas e as das suas famílias também serão confiscadas. E isso é Sacrossanto. Por mais guarda-costas que tenham, não terão guarda-costas para eles e todas as suas famílias 24 horas por dia até ao fim das vidas deles. O recado está dado!!!-----***----- A irresponsabilidade destes criminosos não tem limites. Isto só prova que a UE é um projecto Napoleónico-NAZI que não respeita as regras da Democracia e do Estado de Direito. Para estes Criminosos confiscar depósitos é uma prática aceitável. Em nenhum país civilizado do Mundo tal acontece. -----***----- Estes pedaços de esterco deviam ser todos caçados e abatidos. São autênticos NAZIS. Em pleno Século XXI admitem confiscar depósitos bancários com a mesma ligeireza com que os NAZIS confiscaram os Judeus e os Povos ocupados. -----***----- É tempo de travar esta escumalha NAZI. Têm que ser todos caçados e abatidos! -----***----- Se estes confiscos algum dia existirem em Portugal todos os responsáveis pela sua aprovação serão caçados e abatidos, bem como as suas famílias até à 7ª geração para não restarem genes desta escumalha NAZI à face da Terra.

comentários mais recentes
Keromais Há 1 semana

GRANDES F......da pta que são estes políticos !. Quem não se lembra em 2008 do aldrabão do Teixeira dos Santos mais o Sócrates virem a público garantir que as poupanças dos portugueses (depósitos a prazo) estavam totalmente garantidas acontecesse o que acontecesse ?.... Pois bem, estes escroques que deviam estar dentro de grades, por terem destruído as poupanças e a vida de muitos depositantes do BPP, andam por aí à solta vivendo à custa dos seus concidadãos e para cúmulo o Sócrates é convidado pela TV do Estado para comentador / "manipulador" sua especialidade, para continuar a destruir o que resta deste Portugal. Abaixo os corruptos e seus cúmplices ! TUDO É POSSÍVEL NESTE PAÍS DE CORRUPTOS.

AL Há 1 semana

DEFENESTRAR O GASPAR! DEFENESTRAR O GASPAR! DEFENESTRAR O GASPAR! DEFENESTRAR O GASPAR!

rute Há 1 semana

Com as recentes notícias de que até 1000 000 euros os depósitos são “sacrosantos”, o que poderá significar quem tem depósitos acima dos 100000 euros num mesmo banco!? acham por exemplo quem tenha 450 000 euros , esse mesmo valor deverá ser distribuído por vários bancos aqui em Portugal ? (até ao valor máximo de 100 000 euros). aconselham uma opção fora de Portugal. Qual a sua opinião e o que aconselha? O meu muito obrigada.

Anónimo Há 1 semana

Este mentecapto do Gaspar e da escumalha que o rodeia vem-nos lembrar a sacrossanta e sagrada filosofia Nazi. Nada lhes escapou, como nao escaparao os depositos de todos aqueles que ainda confiam na Banca . Escondam o vosso dinheiro antes que se cumpra o que acaba de profetizar Bernanke, a saber : - Que um novo 2008 nao é de todo impossivel. Que Europa é esta em que o seu motor, a Alemanha, recebe dinheiro a juro negativo e o empresta aos paises do Sul a 5 e 6%? Onde està a solidariedade desta Europeia, composta por verdadeiros corruptos que dormem durante os debates, sao multados por bebedeira ao volante e recebem ordenados mirificos em compensaçao da sua incompetência ? Quem é esta imbecil de Merkel que apregoa que o progresso da Europa se consegue com pobreza, falências,corrupçao, fome,peste e guerra em beneficio de uma Alemanha que importa os melhores cérebros dos paises em dificuldade, empresta a juros usuràrios e esqueceu o perdao de uma grande parte da sua divida pelos paises Europeus apos o descalabro do nazismo, para ja nao falar de todo o ouro roubado à Grécia? Até quando aceitaremos ser uma banda de subservientes pilhados por Ecofins, Gaspares, Unioes Europeia, Merkels e outros afins ?

ver mais comentários
pub
Saber mais e Alertas
pub
pub
pub