Banif prepara aumento de capital em espécie
22 Agosto 2013, 19:58 por Inês Balreira | inesbalreira@negocios.pt
Enviar por email
Reportar erro
O aumento de capital vai ser efectuado através de entradas em espécie, uma vez que serão trocadas obrigações por acções, num montante até 1,99 milhões de euros.

O Banif convocou os seus accionistas para deliberarem sobre o aumento de capital do banco através da "entradas em espécie", em causa está a troca de obrigações convertíveis em acções.

 

A votação do aumento de capital em espécie, o que significa que não há entradas de dinheiro, deverá ser realizada em assembleia geral, no próximo dia 16 de Setembro na sede, da Rua de João Tavira, no Funchal.

 

Este aumento de capital, através de entradas em espécie, como refere o comunicado do banco publicado na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), estava já prevista no plano de recapitalização do Banif.

 

O aumento de capital será de até 1,99 milhões de euros, sendo o capital social do Banif aumentado para até 1,7 mil milhões de euros. 

 

O Banif já realizou várias operações que têm como objectivo a recapitalização do banco. A primeira foi a entrada directa de direito do Estado, através de uma injecção de 1,1 mil milhões de euros. Deste valor, 400 milhões de euros foram realizados através nstrumentos subordinados e convertíveis, os restantes 700 milhões foram realizados através de um aumento de capital, onde foram emitidas 70 mil milhões de novas acções.


Entretanto, angariou também 40,7 milhões de euros, através da entrada de novos accionistas como Ilídio Pinho ou Dionísio Pestana. 


Antes disso, os accionistas de referência Rentipar, dos herdeiros do fundador Horácio Roque, e a Auto-Industrial, injectaram 100 milhões de euros, a que se seguiram os 100 milhões conseguidos com o aumento de capital aberto ao público.

Enviar por email
Reportar erro
pesquisaPor tags:
alertasPor palavra-chave: