Primark vai abrir mega loja no NorteShopping
17 Janeiro 2014, 17:03 por António Larguesa | alarguesa@negocios.pt
Enviar por email
Reportar erro
Marca de vestuário irlandesa vai instalar a sua oitava loja no espaço ocupado há 15 anos pela Toys ‘R’ Us, que encerrou na quarta-feira e reabrirá em Março noutro centro comercial de Matosinhos.

A Primark vai abrir no NorteShopping a sua oitava loja em Portugal, soube o Negócios. A marca de vestuário vai ocupar um dos maiores espaços do principal centro comercial do zona Norte, estando neste momento em fase de finalização a assinatura dos contratos de licenciamento. A abertura ao público deverá ocorrer ainda no primeiro semestre de 2014.

 

A nova mega loja da empresa de origem irlandesa deverá somar mais cerca de duas centenas de postos de trabalho aos 1.500 que assegura actualmente com as sete lojas em funcionamento na região de Lisboa (Dolce Vita Tejo, Forum Sintra e Colombo), no Parque Nascente (Gondomar), no Braga Parque, no Fórum Coimbra e no Aqua Portimão, num total de 47 mil metros quadrados.

 

“Até ao momento não estamos em posição de confirmar a abertura de novas lojas em Portugal”, reagiu ao Negócios fonte oficial da Primark. Questionada sobre se este novo investimento na zona do Porto poderia ter algum impacto na loja mais próxima, em Gondomar, a mesma fonte garantiu que “neste momento não está previsto o encerramento de nenhuma das sete lojas no País”.

 

Presente em Portugal desde Maio de 2009, a retalhista abriu em Outubro do ano passado a maior loja ibérica no Colombo, recrutando 300 pessoas para trabalhar naqueles cinco mil metros quadrados que estavam desocupados na zona do “Funcenter”, que chegou a ser o maior espaço de entretenimento “indoor” da Europa.

 

Nessa altura, questionado sobre novas aberturas nacionais para 2014, o director-geral para a Península Ibérica, Jose Luis Martinez de Larramendi, lembrou que a cadeia precisa de “grandes espaços de mais de 3.000 metros” para instalar uma loja. E acrescentava que a marca só confirma um novo investimento “quando o projecto é uma realidade e quando já tem todas as autorizações, todas as licenças”, embora prometesse, “em breve (...) dar novas notícias ao mercado”.

 

Toys ‘R’ Us de saída para o Mar Shopping

 

A abertura da Primark vai “desalojar” a multinacional norte-americana Toys ‘R’ Us, que já encerrou esta quarta-feira o negócios que explorava no NorteShopping desde 1998, o ano de abertura do centro comercial de 73 mil metros quadrados de área bruta locável detido pela Sonae Sierra.

 

Nos últimos dias, esta marca de brinquedos que abriu as primeiras lojas portuguesas em 1993 (Telheiras e Vila Nova de Gaia) anunciou à porta da loja, entretanto encerrada, que irá transferir-se para o Mar Shopping. A reabertura está prevista para Março neste imóvel inaugurado em Outubro de 2008, que está localizado a escassos quilómetros, no mesmo concelho e onde está instalada a cadeia de mobiliário sueca IKEA.

 

O Negócios contactou a Sonae Sierra para obter explicações sobre esta troca num dos espaços “âncora” do NorteShopping, nomeadamente os impactos ao nível das receitas de arrendamento, mas ainda não obteve qualquer esclarecimento. Os contactos com os responsáveis da Toys ‘R’ Us Portugal foram também infrutíferos até ao momento.

Enviar por email
Reportar erro
pesquisaPor tags: