Comércio Sonae conclui compra de mais 20% da Sonae Sierra

Sonae conclui compra de mais 20% da Sonae Sierra

A Sonae SGPS dá por concluída a aquisição de mais um quinto da Sonae Sierra, ficando com 70% da empresa. A parceira Grosvernor reduz para 30%, mais de dez anos depois de equilibrar forças com a Sonae SGPS na participação da empresa de centros comerciais.
Sonae conclui compra de mais 20% da Sonae Sierra
Ana Batalha Oliveira 12 de setembro de 2018 às 18:45

A Sonae SGPS acaba de concluir o reforço da participação na Sonae Sierra, com a aquisição de uma parcela de 20% que pertencia à parceira Grosvenor, que lhe custou 255 milhões de euros, anunciou a empresa em comunicado enviado à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários (CMVM).

"A Sonae – SGPS, SA vem pelo presente informar que, na sequência da aprovação por parte das autoridades da concorrência competentes, foi hoje concluída a transacção", lê-se no comunicado. A Sonae Sierra sai avaliada em 1.275 milhões de euros.

A operação foi anunciada em Julho, tendo entretanto recebido a aprovação por parte da Comissão Europeia. 

Agora, a Sonae SGPS detém um total de 70% da Sonae Sierra, empresa focada no negócio dos centros comerciais. A Grosvenor reduz a participação para 30%, quebrando desta forma o equilíbrio da parceria fechada em 2005, quando cada uma das accionistas ficou com metade do capital.

Na altura, tinha sido a Sonae a abdicar de 17% da Sonae Sierra a favor da Grovesnor, transacção que rendeu 218 milhões à portuguesa.  




pub