Construção Produção na construção em Portugal cresce acima da média europeia pelo quinto mês

Produção na construção em Portugal cresce acima da média europeia pelo quinto mês

O sector da construção em Portugal voltou a superar, em Junho, o crescimento registado pelos parceiros europeus, que foi de 2,7% face ao mesmo mês do ano passado.
Produção na construção em Portugal cresce acima da média europeia pelo quinto mês
Stringer/Reuters
Rita Faria 20 de agosto de 2018 às 11:06

A produção no sector da construção em Portugal cresceu, em Junho, acima da média dos países da União Europeia pelo quinto mês consecutivo, mostram os dados do Eurostat revelados esta segunda-feira, 20 de Agosto.

A produção deste sector em Portugal subiu 4,1% face ao mesmo mês do ano passado, quando na União Europeia o crescimento foi de 2,7% e na Zona Euro de 2,6%. É preciso recuar a Janeiro para ver o desempenho de Portugal ser ultrapassado pelo dos parceiros europeus nesta área. Nos cinco meses seguintes registou uma performance superior com crescimentos de 2%, 3,1%, 3,8% e 4%, que comparam com as subidas de 1,2%, 0%, 1,5% e 2,5% dos países do bloco regional.

No que respeita ao mês de Junho, o Eurostat explica que o avanço de 2,7% da produção na construção na EUE deve-se sobretudo ao crescimento de 6,2% observado na área da engenharia civil, já que construção de edifícios cresceu apenas 1,2%.

Entre os Estados-membros para os quais existem dados, as maiores subidas foram registadas na Hungria (28,3%), Polónia (24,2%) e República Checa (8,9%) enquanto a única descida ocorreu na Bulgária (-2,9%).

Considerando a evolução em cadeia, a produção na construção na União Europeia subiu 0,6% na União Europeia em Junho (face a Maio) e 0,2% na Zona Euro. Em Portugal, a subida foi superior, de 0,8%, depois da quebra ligeira de 0,1% observada em Maio.

Nesta comparação mensal, destacaram-se a Hungria, a Eslováquia e França, com avanços de 7,2%, 4,5% e 3,8%, respectivamente, face a Maio.




pub