Desporto Benfica-FC Porto: O clássico do tudo ou nada

Benfica-FC Porto: O clássico do tudo ou nada

Esta sexta-feira, no Estádio da Luz, não vai haver tempo para romantismos. Nem o Benfica nem o FC Porto querem apenas jogar melhor do que o adversário: desejam ganhar. Por razões diversas, é claro.
Benfica-FC Porto: O clássico do tudo ou nada
Fernando Sobral 12 de fevereiro de 2016 às 09:45

O Benfica porque conseguiu, depois de um início de época titubeante, em que ninguém acreditava que pudesse competir com a fúria de Jorge Jesus no Sporting e com uma equipa carregada de craques no FC Porto. Rui Vitória vacilou mas não caiu. E hoje o Benfica está no topo da classificação com os mesmos pontos do Sporting e com um ataque concretizador como não se via há muito. A desvalorização que Jesus fez de Rui Vitória caiu por terra.

 

O Benfica conseguiu aliar o equilíbrio do meio-campo, a tensão defensiva e os detalhes tácticos com um ataque demolidor. Para isso contou a entrada de Renato Sanches na equipa, que deu profundidade e segurança ao centro de gravidade da equipa. E, depois, há Gaitán para desequilibrar, Pizzi para dar consistência, e Jonas e Mitroglou para marcar golos. Foi assim que o pessimismo dos adeptos deu lugar ao optimismo. E este jogo com o FC Porto vai ser um tira-teimas: como se comporta esta equipa contra ossos mais duros de roer?

 

O que sobra neste momento em confiança ao Benfica falta ao FC Porto. Depois da desastrada presença de Julen Lopetegui, que nunca conseguiu fazer de uma matéria-prima notável uma equipa, retirando-lhe confiança e raça, José Peseiro agarra nos destroços. Não é uma tarefa fácil, como se viu na desastrada derrota caseira com o Arouca que não pode ser explicada apenas por um erro de arbitragem. Peseiro joga, na Luz, o futuro do FC Porto nesta temporada: se perder arrisca-se a ver o título por um monóculo embaciado. Se ganhar, renasce. E poderá lutar, pelo menos, por um lugar na Liga dos Campeões, para além de se reconciliar com os adeptos. Será, para os dragões, o clássico do tudo ou nada.

 

Quem ganhará? As equipas equivalem-se em valores e serão, muito provavelmente, as personalidades a decidir. E também o controle do meio-campo será fulcral: irão Renato Sanches e Samaris (com Pizzi), secar André André, Danilo e Herrera? E vice-versa? E como se comportarão os centros das defesas, fragilizados por faltas que marcam (Luisão e Lisandro, no Benfica; Marcano e o afastado Maicon no FC Porto)? Os "matadores" estarão de ponta afinada? E como será o duelo entre Gaitán e Maxi Pereira? Será um clássico tempestuoso, dentro e fora do relvado. Mas vai, por certo, marcar esta temporada.

PONTOS FORTES, PONTOS FRACOS Benfica +

Renato Sanches: deu tranquilidade e raio de acção ao meio-campo. Respira confiança.

Gaitán: o desequilibrador genial.

Jonas: o goleador que, às vezes, apaga-se nos grandes jogos.

-

Jardel: com o jovem Lindelof ao lado, o central será mais permeável. Falta-lhe Lisandro ou Luisão.

Eliseu: nem sempre o defesa esquerdo consegue acompanhar a velocidade do jogo.

FC Porto
+

Layun: o lateral tem sido uma das pedras fundamentais da equipa. Excelente nas assistências.

André André: um dos pulmões do meio-campo. Costuma ser o desestabilizador das defesas adversárias.

Brahimi: é um artista dotado como poucos e muitas das soluções do FC Porto passa pelos seus pés.

-

Martin Indi: Sem Maicon e Marcano, resta o jovem Chidozie para lhe fazer companhia. Tremerá?

Casillas: Está longe de ser o guarda-redes de outros tempos. Por vezes erra de forma comprometedora.

 




Hoje é dia de Clássico no Estádio do Sport Lisboa e Benfica!There is a classic matchup today!#Juntos #SejaOndeFor

Publicado por Sport Lisboa e Benfica em Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016



Dia de clássico! / Matchday! / ¡Hoy es dia de clásico!Benfica-#FCPorto, 20h30 (GMT)#SLBFCP

Publicado por FC Porto em Sexta-feira, 12 de Fevereiro de 2016

A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 12.02.2016

Benfica - Porto em directo

Link 1 : http://bit.ly/1RwDISl

Link 2 : http://bit.ly/1PHOGA3

Anónimo 12.02.2016

Benfica - Porto em directo

Link 1 : http://bit.ly/1RwDISl

Link 2 : http://bit.ly/1PHOGA3

pub
pub
pub
pub