Europeu Desolé, mes amis. A festa é portuguesa nos jornais do mundo

Desolé, mes amis. A festa é portuguesa nos jornais do mundo

Fez-se história, com Portugal a conquistar o título de campeão europeu de futebol pela primeira vez. As páginas dos jornais confirmam a festa lusa. Só em França, as cores são diferentes.
Wilson Ledo 11 de julho de 2016 às 10:53

O Público não hesita em chamar este domingo, 10 de Julho, de "Dia de Portugal". É com as cores vermelha e verde que se enchem os títulos da imprensa nacional, até nos jornais regionais. O Diário de Notícias ilustra o feito com dois dos protagonistas: Cristiano Ronaldo e Éder. O último marcou o golo decisivo aos 109 minutos.

Além-fronteiras, o entusiasmo maior vem de Espanha. O jornal Marca escreve que "o sonho é real". No país vizinho, o destaque vai para uma vitória sem o capitão, Cristiano Ronaldo, lesionado logo no arranque da partida.

Itália não fica atrás no destaque dado ao título conquistado pelas Quinas. "Portogalíssimo", "Portobello", "Portugália". E imagens de festa, muita festa, sempre acompanhadas com referências ao capitão português.


Em França, foram precisas várias horas para que as cores portuguesas surgissem na Torre Eiffel. Na imprensa gaulesa, a mancha gráfica é azul, vermelha e branca. "Accablés", escreve o L’Équipe, com uma imagem de um jogador francês a esconder o rosto. O Le Figaro fala num sonho destruído. O L’Humanité escolhe uma imagem com fãs franceses a sorrir para lidar com a derrota: "merci pour ce moment" (obrigado por este momento).

O Reino Unido dá mais destaque aos resultados de Winbledom, sobrepondo o ténis ao campeonato europeu de futebol. Ainda assim, o Star Sport fala num "jogo sofrido" para Portugal no Stade de France.




pub