Europeu Portugal campeão dá retorno de 609 milhões à economia  

Portugal campeão dá retorno de 609 milhões à economia  

Um estudo do IPAM, divulgado antes do início do Europeu, apontava para um impacto de 609 milhões de euros na economia portuguesa caso Portugal saísse de Paris campeão.
Portugal campeão dá retorno de 609 milhões à economia  
Reuters
Negócios 11 de julho de 2016 às 09:25

A vitória de Portugal no campeonato europeu de futebol tem um impacto de 609 milhões de euros na economia portuguesa. As contas são do IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing e foram divulgadas num estudo publicado ainda antes do arranque do europeu.

 

Segundo o estudo, a simples participação da equipa das Quinas neste evento "terá resultados económicos muito fortes: cerca de 110 milhões durante a fase de estágio e 167 milhões pela participação nos três jogos da fase de grupos", de acordo com o comunicado enviado às redacções. Se não passasse a fase de grupos, o retorno seria de 438 milhões.

 

O estudo realizado pelo gabinete de estudos de Marketing para o Desporto do IPAM tem em conta a publicidade, a venda de merchandising e de jornais, as viagens de avião, as apostas online e os consumos na restauração e em casa.

 

O mesmo estudo detalha ainda que a presença de Portugal nos oitavos de final representava um retorno de 27 milhões de euros, o mesmo montante alcançado nos quartos-de-final.

 

No total, a UEFA esperava gerar receitas de 500 milhões no Euro 2016, um valor superior ao registado no Euro 2012 (300 milhões de euros).

 

 




pub