Europeu Euro2016: O dia em que Portugal festejou um título inédito

Euro2016: O dia em que Portugal festejou um título inédito

Depois da conquista em Paris, os festejos pela vitória do campeonato europeu decorrem pelos quatro cantos do mundo. A selecção percorreu as ruas de Lisboa e foi recebida em euforia na Alameda, onde estavam muitos milhares de adeptos. Veja como foi o dia seguinte ao da conquista do Euro 2016.

11 de julho de 2016 às 22:04
Fim

Depois de um dia cheio, os jogadores foram, ao fim de um mês, para as suas casas. "Somos os primeiros a ganhar uma taça importante para o nosso país". Cristiano Ronaldo agradeceu aos portugueses. E os portugueses agradeceram-lhe. A ele e a todos os outros jogadores e ao seleccionador nacional, Fernando Santos. O herói improvável, Éder, marca também o dia com a afirmação: "Hoje é feriado, c....!"

Marcelo Rebelo de Sousa juntou-se à festa. Entregou os certificados para a condecoração que acontecerá numa data futura. Não houve tempo de fazer as condecorações. 

O hino foi sendo tocado. No Palácio de Belém. Na Alameda Afonso Henriques. Tal como a repescada música dos Xutos e Pontapés - que não é um original seu, mas sim de Milú - "A Minha Casinha". Ou como se escreveu nas redes sociais: "A Minha Tacinha". A Taça veio para Portugal, contra tudo e contra todos. O minuto Negócios com os festejos terminam por aqui, lembrando as palavras do Presidente: "O dia de hoje não é igual ao de ontem".

11 de julho de 2016 às 21:44
Criança que consolou adepto francês quer conhecer Ronaldo

Matisse tem 10 anos. A imagem da criança com o equipamento português a consolar um adepto francês correu mundo e tornou-se viral. A SIC falou com a criança e a mãe. Matisse é filho de portugueses, mas não fala a língua de Camões. "É maravilho ter um filho que transmite ao mundo inteiro essa imagem de respeito e amor", declarou a mãeà reportagem da SIC.

"Acho que dei um bom exemplo ao mundo", disse Matisse, que fez o papel de comentador ao dizer que Rui Patrício foi o melhor em campo. Mas quer mesmo é conhecer o Ronaldo.

11 de julho de 2016 às 20:34
batalha patrocínios

A Bloomberg fez as contas e concluiu que no europeu dos patrocínios foi a Nike garantiu a primeira posição. Depois da eliminação da Alemanha pela França, nas mais-finais, na sede da Adidas as contas devem ter sido feitas. Segundo a Bloomberg foi a primeira vez em três décadas de patrocínio do desporto que a companhia não jogou na final do europeu.

Na final, quem jogou foi mesmo a Nike, que é quem tem as camisolas tanto da selecção francesa como da portuguesa. As duas empresas travam lutas no competitivo mercado do futebol, avaliado em cinco mil milhões de euros, desde os anos 1990. Na final ganhou a Nike mas, segundo a Bloomberg, a Adidas ainda vai à frente nas vendas. A empresa diz esperar vendas, ligadas ao futebol de 2,5 mil milhões de euros este ano (2,8 mil milhões de dólares), mais do que os 2,14 mil milhões de dólares esperados pela Nike.

11 de julho de 2016 às 20:01
Governo da Madeira louva selecção e o "madeirense de excepção" Ronaldo

O Conselho do Governo Regional da Madeira vai aprovar na quinta-feira, na reunião semanal, uma resolução louvando publicamente a selecção portuguesa de futebol, com destaque para "o madeirense de excepção" Cristiano Ronaldo, foi anunciado.

"O Governo Regional da Madeira louva a conquista do Campeonato da Europa pela selecção nacional de futebol, um feito extraordinário, que orgulha todos os portugueses, incluindo os espalhados pelos inúmeros países de acolhimento da diáspora, bem como a generalidade dos cidadãos dos países de língua oficial portuguesa", refere a nota divulgada pelo gabinete da presidência do executivo.

Segundo o governo madeirense liderado por Miguel Albuquerque, a conquista da taça europeia "enobrece a nação, porque a distingue entre as potências desportivas europeias do desporto-rei e lhe confere a notoriedade que os feitos desportivos de relevo proporcionam, contribuindo de modo eloquente para a afirmação de Portugal no plano internacional".

O Governo da Madeira decidiu assim louvar "publicamente os jogadores, treinadores, demais técnicos e dirigentes" que venceram o Euro 2016, mas destaca "o capitão da equipa, Cristiano Ronaldo, um madeirense de excepção", e sublinha o orgulho pelo "expoente máximo do esforço, dedicação e liderança, que permitiu esse feito ímpar", noticiou a Lusa.

11 de julho de 2016 às 19:34
João Moutinho partilha momentos de festa

João Moutinho partilhou um vídeo com a festa na Alameda ao som dos Xutos e Pontapés. 

Incrível

Um vídeo publicado por joaomoutinho8 (@joaomoutinho8) a

11 de julho de 2016 às 19:14
Torre de Belém vai ter as cores da bandeira nacional

A Associação do Turismo de Lisboa anunciou esta segunda-feira que, em homenagem à conquista do europeu de futebol pela selecção nacional, a Torre de Belém em Lisboa vai estar iluminada durante dois dias com as cores da bandeira nacional.

"Orgulho, alegria, emoção e um enorme agradecimento pelo título conquistado e pela alegria que deram a milhares de portugueses em Portugal e espalhados pelo mundo, a Torre de Belém na cidade de Lisboa, junta-se assim, numa singela homenagem aos nossos jogadores e a toda a equipa técnica que, num gesto de humildade, trabalho de equipa e muita dedicação, trouxeram o tão desejado título para Portugal pela primeira vez, numa vitória histórica", lê-se num comunicado da ATL.

A iluminação da Torre de Belém com as cores nacionais pode ser vista estas segunda e terça-feiras até às duas da madrugada.

11 de julho de 2016 às 18:58
Polícia angolana relaciona duas mortes com festejos da vitória de Portugal

Pelo menos duas pessoas morreram este domingo em Angola, um dos quais de nacionalidade portuguesa, em acidentes de trânsito que a polícia angolana relaciona com festejos da consagração da vitória de Portugal no Euro2016, em Paris, frente à França.

Um dos casos aconteceu em Luanda e envolveu um jovem angolano de 27 anos que se fazia transportar numa motorizada que integrava uma comitiva que festejava o título português. Durante os festejos, a motorizada em que seguia terá embatido numa outra viatura provocando a morte imediata do condutor e ferimentos graves a outro ocupante.

Um outro caso ocorreu no Namibe, no sul, e envolveu um cidadão português de 28 anos, que segundo a polícia local, contactada hoje pela Lusa, seguiria em excesso de velocidade, vindo da localidade de Praia Amélia, a sete quilómetros da capital da província. O português, que seguia sozinho, despistou-se e a viatura foi embater em dois postes de iluminação pública, provocando-lhe a morte imediata.

11 de julho de 2016 às 18:43
Griezmann revela tristeza mas orgulho de ser francês

Foi na sua conta de twitter que Antoine Griezmann, que ainda tem família portuguesa, expressou a tristeza por ter perdido o Euro, mas revelou orgulho de ser francês. "É com muita tristeza que faço este tweet... Mas orgulhoso de ser francês. Voltaremos mais fortes", declarou o jogador que foi eleito o melhor do Euro e que foi também o melhor marcador com seis golos. 


11 de julho de 2016 às 18:24
Taça do Euro já tem o nome de Portugal

No momento em que os festejos da vitória do Euro estão a terminar em Lisboa, recorde a gravação do nome de Portugal na Taça do Euro. 

11 de julho de 2016 às 18:16
UEFA divulga os destaques do europeu

Depois de já ter revelado os jogadores em destaque no Europeu, a UEFA divulga o quadro de honra.

  • Quadro de honra

Campeão: Portugal
Vice-campeão: França
Semifinalistas: Alemanha, País de Gales
Equipa mais goleadora: França 13
Estreantes em fases finais: País de Gales (meias-finais), Islândia (quartos-de-final), Irlanda do Norte (oitavos-de-final), Eslováquia (como nação  independente; oitavos-de-final), Albânia (fase de grupos)

  • Prémios

Melhor Jogador do UEFA EURO 2016: Antoine Griezmann (França)
Melhor Jovem Jogador do Torneio apresentado pela SOCAR: Renato Sanches (Portugal)
Bota de Ouro adidas do UEFA EURO 2016: Antoine Grizemann (França) 
Boa de prata adidas do UEFA EURO 2016: Cristiano Ronaldo (Portugal)
Boa de bronze adidas do UEFA EURO 2016: Olivier Giroud (França)
Equipa do torneio: Rui Patrício (Portugal); Joshua Kimmich (Alemanha), Jérôme Boateng (Alemanha), Pepe (Portugal), Raphael Guerreiro (Portugal); Toni Kroos (Alemanha), Joe Allen (País de Gales); Antoine Griezmann (França), Aaron Ramsey (País de Gales), Dmitri Payet (França); Cristiano Ronaldo (Portugal)

  • Jogadores

Guarda-redes vencedor do Barómetro do Jogador: Rui Patrício (Portugal)
Mais assistências: Eden Hazard (Bélgica), Aaron Ramsey (Gales) 4
Jogador mais rápido: Kingsley Coman (France) 32,8km/h
Mais defesas: Hannes Halldórsson (Islândia) 27

  • Novos recordes

Mais golos na prova: Cristiano Ronaldo (Portugal) 9 – em igualdade com Michel Platini
Mais golos no EURO (inclui qualificação): Cristiano Ronaldo (Portugal) 29
Mais jogos na fase final: Cristiano Ronaldo (Portugal) 21
Primeiro jogador a marcar em quatro fases finais: Cristiano Ronaldo (Portugal) 2004, 2008, 2012, 2016
Mais jogador mais jovem na fase final: Renato Sanches (Portugal) 18 anos e 328 dias
Jogador mais velho na fase final: Gábor Király (Hungary) 40 anos e 86 dias

11 de julho de 2016 às 18:12
Jogadores deixam nos seus carros cidade do futebol

Os autocarros que transportaram os jogadores por Lisboa já saíram, vazios, da cidade do futebol. Os jogadores estão já, nos seus carros, a deixarem a cidade em Oeiras. Entretanto, há já uma petição pública para a selecção e a Taça irem ao Porto. 

11 de julho de 2016 às 17:26
cidade futebol

Depois de terem sido recebidos em euforia na Alameda, os jogadores da Selecção dirigem-se agora para a Cidade do Futebol. 

11 de julho de 2016 às 17:06
A festa na Alameda: os "champions", beatbox e uma casinha

Depois de Belém, onde foram recebidos pelo Presidente da República, os jogadores da Selecção rumaram pelo centro de Lisboa por entre milhares de adeptos que, parados à beira da estrada ou seguindo o autocarro, acompanharam a marcha dos campeões europeus até ao palco montado na Alameda, no centro da capital.

Ali, Ronaldo voltou a agradecer aos portugueses, cantou-se o hino, improvisou-se "beatbox", gritou-se "Portugal allez!", além de se entoar a "Casinha" dos Xutos e "We are the Champions, dos Queen.

Na Alameda foram também as palavras de Éder, o herói improvável de Paris, que marcaram a cerimónia.
"Obrigada a todos por este momento. Estamos muito contentes. Demos tudo em campo por vocês. Sabemos que estiveram sempre connosco. Agora é celebrar todos os dias. É feriado hoje, c...!".

11 de julho de 2016 às 16:46
Marcelo pondera ir a Fátima

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse hoje que pondera ir a Fátima por conta da vitória da Selecção nacional no europeu de futebol, destacando a resistência dos jogadores que "aguentaram de uma forma quase sobre-humana".

 

Em declarações a um pequeno grupo de jornalistas, no Palácio de Belém, no final da cerimónia de recepção à Selecção nacional, que domingo venceu o campeonato europeu de futebol, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu-se como "um homem de fé" e confessou que rezou muitos terços, tal como o seleccionador Fernando Santos.

 

"Rezámos muito terços. Ele e eu [Fernando Santos]. Muitos. Ainda vou a Fátima por conta disso", admitiu.

 

O Presidente da República considera que esta vitória é "fruto de muito trabalho, de muito mérito, do presidente da Federação, da equipa federativa, do grande treinador que é Fernando Santos, contra tudo e contra todos", destacando que os jogadores "aguentaram de uma forma quase sobre-humana".

 

"O que Portugal teve superior aos outros, além do talento e do génio de vários jogadores, foi o espírito de equipa e a resistência. Eu nunca pensei que, jogando tantos prolongamentos, chegando a penáltis e portanto jogando mais tempo do que as outras equipas, com intervalos por vezes muito curtos, que aguentam-se tanto", afirmou.

11 de julho de 2016 às 16:38
Portugal recebe terceiro 'banho de multidão' na Alameda

A Selecção portuguesa de futebol recebeu hoje o terceiro 'banho de multidão' em Lisboa, na Alameda Dom Afonso Henriques, onde jogadores, técnicos e dirigentes festejaram com milhares de adeptos a conquista inédita do título europeu.

 

Depois de ter sido recebida em euforia por milhares de pessoas à chegada ao aeroporto Humberto Delgado, onde o avião 'Eusébio', proveniente de França, aterrou às 12:40, e no Palácio de Belém, o terceiro capítulo da festa dos novos campeões europeus faz-se no Futebol Park, na Alameda.

 

O local não poderia ser mais indicado: foi na Alameda que esteve instalado um ecrã gigante durante o Euro2016, que transmitiu todos os jogos de Portugal na fase final, entre os quais a final de domingo, na qual a Selecção nacional venceu a França por 1-0, após prolongamento.

 

A comitiva deixou às 15:10 o Palácio de Belém, onde os seus elementos foram recebidos pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo sido vitoriada durante todo o percurso até à Alameda.

 

A passagem pela Praça do Marquês de Pombal, palco privilegiado da festa de domingo, foi um dos pontos altos do trajecto, quase sempre com o foco colocado no avançado Cristiano Ronaldo, capitão e figura maior da Selecção, mesmo tendo sido substituído aos 25 minutos no jogo da final, devido a lesão.

11 de julho de 2016 às 16:19
A entrada de centeno no Eurogrupo

11 de julho de 2016 às 16:08
Milhares de adeptos esperam a Selecção na Alameda

São já muitos milhares de adeptos que aguardam pela Selecção nacional na Alameda. Os jogadores continuam a percorrer as ruas de Lisboa, que estão repletas de adeptos.

11 de julho de 2016 às 16:03
Centeno com o cachecol da Selecção é felicitado no Eurogrupo

O ministro das Finanças, Mário Centeno, chegou hoje à reunião do Eurogrupo, em Bruxelas, com um cachecol de Portugal ao pescoço, sendo felicitado pelos seus homólogos europeus pela conquista do título europeu de futebol pela Selecção portuguesa.

 

Num dia em que o Eurogrupo discutirá curiosamente o processo de sanções a Portugal (e Espanha) devido ao défice excessivo, Centeno teve uma entrada "à campeão", com um cachecol com as cores nacionais, sendo cumprimentado e felicitado pela generalidade dos participantes, e de forma particularmente calorosa por Michel Sapin, o ministro das Finanças de França, país derrotado na final da véspera em Paris por Portugal (1-0).

 

Centeno foi felicitado, entre outros, pelo ministro alemão, Wolfgang Schauble, pelo vice-presidente da Comissão responsável pelo Euro, Valdis Dombrovskis, pelo homólogo espanhol, Luis de Guindos, e de forma também particularmente efusiva pelo ministro grego, Euclide Tsakalotos.

11 de julho de 2016 às 15:42
À saída de Belém e ao som dos Xutos

À saída de Belém, com milhares de pessoas a gritarem "Campeões" e ao som de Xutos e Pontapés.

11 de julho de 2016 às 15:41
Ronaldo celebra com adeptos em Belém



Wow

Um vídeo publicado por Cristiano Ronaldo (@cristiano) a

11 de julho de 2016 às 15:31
Danilo partilha vídeo com festa portuguesa no autocarro
11 de julho de 2016 às 15:30
João Moutinho publica vídeo com escolta dos F16 ao avião da selecção

João Moutinho publicou no Instagram um vídeo que se vê o F16 a escoltar o avião que trouxe a selecção nacional a Lisboa.

A nossa escolta ??

Um vídeo publicado por joaomoutinho8 (@joaomoutinho8) a

11 de julho de 2016 às 15:19
Marcelo dá cognome à selecção: "Nação valente"

Em declarações aos jornalistas, transmitidas pela Sic Notícias, o Presidente da República, depois de ter recebido a selecção, volta a enfatizar o papel de Cristiano Ronaldo depois de ter saído de campo lesionado na final. "Parecia quase um segundo treinador" e galvanizou os colegas que estavam a ficar exaustos, acrescentou.

"Ele estava ali para os estimular", realçou o Presidente, tal como já tinha feito na declaração pública quando recebeu a selecção. 

Marcelo Rebelo de Sousa, que explicou estar de gravata preta por causa do acidente com o C-130, diz que sempre disse aos jogadores a mesma coisa: "pensem nos portugueses, na alegria que dão, no orgulho que é ser português". "Unirmos esforços vamos mais longe", acrescentou ainda. 

Garantindo que nunca teve dúvidas de que Portugal iria ganhar, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que esse era também, no entanto, o pensamento de François Hollande. Marcelo Rebelo de Sousa, segundo declarações transmitidas na RTP3, garantiu que o presidente francês teve uma palavra gentil: "Sendo Portugal é como se tivessemos ganho um bocadinho, um bocadinho pelos portugueses que estão cá". Marcelo aproveitou para dizer que Hollande estará em visita de Estado a Portugal no próximo dia 19 de Julho. 

Instado pelos jornalistas a dar um cognome à selecção de futebol, Marcelo hesitou pouco: "Nação valente".

No discurso já tinha elogiado os jogadores. 

11 de julho de 2016 às 15:09
Governo felicita Selecção Nacional de Futebol por sucesso "enorme" e "inédito"

O ministro da Educação e o secretário de Estado da Juventude e Desporto saudaram a Selecção Nacional de Futebol pelo "enorme" e "inédito" sucesso alcançado contra a França, que lhes garantiu o título de campeões da Europa.

Segundo uma nota do Ministério da Educação, o ministro Tiago Brandão Rodrigues e o secretário de Estado João Paulo Rebelo "congratulam-se com o enorme, e até hoje inédito, sucesso alcançado pela Selecção Nacional de Futebol, enviando mais um fortíssimo abraço de parabéns a todos os jogadores, equipa técnica e dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol, pelo título de Campeão Europeu de Futebol".

"Reconhecemos o elevado esforço e profissionalismo da Selecção Nacional de futebol em competir ao mais alto e exigente nível, saudando a ambição de sucesso que sempre transporta, com os valores do colectivo e a alma de um povo sempre presentes", lê-se no comunicado.

Os governantes saudaram ainda o "fair play" demonstrado em campo pela equipa nacional e o "apoio entusiástico" vivido nas bancadas e fora delas, um pouco por todo o mundo, por todos os que apoiaram os jogadores.

A tutela deixa também uma palavra de celebração para o desporto português, que mostrou "excelência" no campeonato Europeu de Atletismo, que decorreu em Amesterdão.

"Tal como no futebol, também no atletismo, Portugal foi campeão: seis medalhas e resultados que nos enchem de orgulho".

Nos europeus da Holanda, Sara Moreira, na meia maratona, e Patrícia Mamona, no triplo salto, conquistaram a Europa e deram ouro a Portugal, enquanto Tsanko Arnaudov, no lançamento do peso, e Jéssica Augusto, na meia maratona, alcançaram "um prestigiante" terceiro lugar.

"A equipa feminina, na meia maratona, saiu de Amesterdão em primeiro lugar, capitalizando os resultados individuais das atletas lusas - Sara Moreira, Jéssica Augusto, Dulce Félix - com prestação de "prata" nestes Europeus e que, logo na sexta-feira, elevou as aspirações nacionais - Marisa Barros e Vanessa Fernandes", acrescenta a nota.

O Governo apela ainda a que o apoio manifestado neste fim-de-semana se faça sentir durante a participação da delegação olímpica nacional Rio 2016, que começa em menos de um mês, noticia a Lusa.

11 de julho de 2016 às 15:08
Griezmann eleito melhor jogador do europeu

"O avançado de França, Antoine Griezmann foi eleito o Melhor Jogador do UEFA Euro 2016 pela equipa de Observadores Técnicos da UEFA", anunciou o organismo.

Griezmann foi também o Bota de Ouro do europeu, com seis golos marcados. 

11 de julho de 2016 às 15:04
Final na RTP vista por mais de 3,7 milhões

A final do campeonato europeu de futebol 2016, disputada entre Portugal e França, foi o jogo da Selecção portuguesa na RTP1 com maior 'share' (78,1%), com mais de 3,7 milhões de pessoas a assistir (audiência média de 38,2%), segundo dados da GfK, citados pela Lusa.

 

O primeiro jogo da Selecção portuguesa de futebol, na fase de grupos, a 14 de Junho, no qual defrontou a Islândia, teve um 'share' de 65,9% na RTP1 e foi visto por mais de 3,4 milhões de pessoas. Já o segundo jogo, entre Portugal e a Áustria (18 Junho), teve um 'share' de 65,2% e foi visionado por mais de 2,7 milhões de telespectadores.

 

Ainda na fase de grupos, o jogo disputado entre Portugal e Hungria obteve um 'share' de 71,3%, com uma audiência média de 23%, tendo sido visto por pouco mais de 2,2 milhões de pessoas.

11 de julho de 2016 às 14:52
Presidente recebe selecção nacional

A selecção chegou ao Palácio de Belém. O Presidente da República já teve a Taça várias vezes na mão. E o hino nacional foi cantado. Em Belém, há também tempo para fotografias.

Milhares de pessoas estão em frente ao Palácio de Belém a assistir à cerimónia. Os jogadores vão ser condecorados pelo Presidente, em cerimónia que decorrerá em data a anunciar.

  • Marcelo Rebelo de Sousa agradeceu "ao líder Fernando Santos", de quem disse ser "um homem de fé". Elogiou a união da selecção em França.
"O dia de hoje não é igual ao de ontem. Para muitos parece que sim, ganhou-se o campeonato da Europa, continuam os problemas económicos, sociais, políticos e culturais. Há uma diferença, a diferença foi o vosso exemplo", declarou Marcelo Rebelo de Sousa, numa cerimónia nos jardins do Palácio de Belém, em Lisboa.

Na cerimónia estiveram também o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, e a mulher do seleccionador nacional, Guilhermina Santos.

No mesmo grupo estavam ainda os líderes do PCP, Jerónimo de Sousa, Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins, CDS-PP, Assunção Cristas, o dirigente do Partido Ecologista Os Verdes José Luís Ferreira, o deputado do PAN André Silva, o vice-presidente do PSD Jorge Moreira da Silva, e os presidentes das bancadas do PS, Carlos César, e do BE, Pedro Filipe Soares.



11 de julho de 2016 às 14:50
Hollande agradeceu união e esperança da selecção francesa

O presidente francês, Francois Hollande, enalteceu hoje os valores de união e esperança demonstrados no Euro2016 de futebol pela selecção gaulesa, finalista vencida frente a Portugal, no domingo, noticia a Lusa.

Os jogadores compareceram no Palácio do Eliseu, em Paris, com ar cansado e triste, cumprimentando o presidente, que os cumprimentou individualmente com um sorriso de ânimo.

Hollande, que falou um pouco mais demoradamente com o avançado Antoine Griezmann, agradeceu as alegrias transmitidas aos franceses, reiterando que a derrota na final não dita o fim, mas sim o início de um longo percurso, com o desejo de voltar a lutar pelo título no Mundial2018, a disputar na Rússia.

À saída do Eliseu, perante a multidão que aguardava os jogadores, o avançado Olivier Giroud admitiu ter ficado "bastante impressionado" com a reacção dos adeptos gauleses, assegurando ter ficado reconfortado com as palavras de Hollande.

"Depois do jogo de ontem, foi muito difícil", referiu Giroud, admitindo que o almoço presidencial "levantou um pouco o ânimo".

11 de julho de 2016 às 14:44
Quatro jogadores portugueses no 11 ideal da UEFA

O guarda-redes Rui Patrício, o central Pepe, o defesa esquerdo Rafael Guerreiro e o avançado Cristiano Ronaldo fazem parte do 11 ideal escolhido pela UEFA. 

É o país que mais jogadores tem neste 11 ideal. Além dos portugueses foram escolhidos para esta "selecção" UEFA os defesas alemães Joshua Kimmich e Jérôme Boateng, o médio também alemão Toni Kroos. Do País de Gales foram escolhidos os médios Joe Allen e Aaron Ramsey. De França foram escolhidos para este 11 Dmitri Payet e Antoine Griezmann. 

Segundo o site da UEFA, o 11 foi escolhido pelo painel de 13 observadores técnicos da UEFA, liderado pelo director técnico da UEFA, Ioan Lupescu, e que inclui Alex Ferguson, Alain Giresse, David Moyes, Packie Bonner, Mixu Paatelainen, Savo Miloševic, Peter Rudbæk, Gareth Southgate, Thomas Schaaf, Jean-François Domergue, Ginés Meléndez e Jean-Paul Brigger.

Griezmann foi neste europeu também o melhor marcador, com seis golos, seguindo-se Cristiano Ronaldo e o francês Giroud, ambos com três golos. 

11 de julho de 2016 às 14:34
Primeiros-ministros de Portugal e França trocam mensagens de felicitações

O primeiro-ministro, António Costa, felicitou o Presidente da República de França, François Hollande, e o seu homólogo francês, Manuel Valls, pela organização do Euro2016, com Valls a retribuir-lhe as felicitações pelo título de campeão conquistado por Portugal.

 

"Saúdo François Hollande e Manuel Valls pela coragem da França em fazer frente ao terrorismo, organizando esta festa do desporto, o Euro2016", escreveu António Costa em francês.


Manuel Valls retribui estes elogios em português: "Parabéns à bela equipa de Portugal!", para voltar ao francês e dizer: 
"As nossas duas nações amigas estiveram reunidas neste momento de fraternidade".

 

 

O primeiro-ministro francês difundiu também na sua conta do Twitter um vídeo  que se está a tornar viral com um rapaz português a consolar um adepto da selecção francesa alguns minutos após a vitória de Portugal.

Hollande não respondeu ao tweet do primeiro-ministro português.

11 de julho de 2016 às 14:22
Autocarro desfila por Lisboa a caminho de Belém

11 de julho de 2016 às 14:15
No aeroporto a espera foi longa

No aeroporto milhares de pessoas esperavam pela selecção. Bernardo, 4 anos, estava no aeroporto com a mãe e dois irmãos desde as 9:15. 

11 de julho de 2016 às 13:51
marques

A rotunda do Marquês de Pombal, em Lisboa, começou às 13:00 a encher-se de pessoas que aguardam a chegada da Selecção Nacional e prometem seguir o autocarro com os jogadores até à Alameda.

 

O relvado que contorna a rotunda do Marquês de Pombal começa a não ter espaço para se sentarem as pessoas que procuram o melhor lugar para ver passar o autocarro da Selecção. Suelen é brasileira, mas vibra mais com Portugal do que com a selecção do seu país.

 

"Tenho mais alegrias com Portugal do que com o Brasil. Estou muito feliz", disse à agência Lusa. A brasileira trouxe os dois filhos e os amigos e, todos vestidos com a camisola da Selecção portuguesa, prometem seguir o autocarro e ficar até ao fim da festa. "Chegámos às 11:00 e vamos até a Alameda. Hoje é feriado. É festa o dia todo", disse a amiga Vanessa, que encerrou o seu estabelecimento comercial.

11 de julho de 2016 às 13:49
No aeroporto foram milhares de adeptos que receberam os campeões

11 de julho de 2016 às 13:41
A conta oficial da Selecção Portuguesa de futebol já agradeceu o apoio que está a sentir nas ruas de Lisboa.

A conta oficial da Selecção Portuguesa de futebol já agradeceu o apoio que está a sentir nas ruas de Lisboa.

11 de julho de 2016 às 13:38
Selecção vestida pela Dielmar

Os jogadores da selecção nacional chegaram a Lisboa vestidos pela portuguesa Dielmar, marca que veste a equipa das quinas fora das quatro linhas. 

11 de julho de 2016 às 13:27
autocarro acompanhado pela imprensa estrangeira

O percurso dos autocarros que transportam os jogadores da Selecção Portuguesa de futebol está a ser acompanhado também pela imprensa estrangeira. São centenas os adeptos que estão a acompanhar esta viagem, demonstrando o seu apoio.

11 de julho de 2016 às 13:19
Lisboa "inundada" de gente à espera da selecção

As ruas lisboetas estão "inundadas" de apoiantes que querem festejar com os jogadores e equipa técnica da selecção a vitória no Euro 2016.

Os autocarros da selecção já iniciaram o percurso que ao longo do dia passará pelos locais mais emblemáticos da capital. O trajecto está a ser feito muito lentamente e acompanhado de perto por centenas de adeptos que querem manter-se juntos dos novos campeões europeus.

11 de julho de 2016 às 13:12
Avião leva banho verde e vermelho

Pouco depois de aterrar, o avião que transportou a selecção até Lisboa levou um banho verde e vermelho.

11 de julho de 2016 às 13:01
Câmara de Lisboa dá tolerância de ponto hoje à tarde

A Câmara de Lisboa anunciou hoje que vai dar esta tarde tolerância de ponto aos trabalhadores da autarquia na sequência da vitória da Selecção Portuguesa de futebol no Euro2016.

 

"Considerando que a vitória de Portugal no Campeonato da Europa de Futebol constitui um momento único de celebração de todos os portugueses, concedo aos trabalhadores do município de Lisboa tolerância de ponto, na tarde do dia 11 de Julho, para se poderem associar à homenagem à nossa Selecção na cidade de Lisboa", refere o despacho assinado pelo presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), e ao qual a agência Lusa teve acesso.

 

O responsável acrescenta que "nos serviços considerados essenciais, nomeadamente os serviços operacionais da higiene urbana, obras e UCT [Unidades de Coordenação Territorial], que em função da sua natureza devam manter-se em funcionamento nessa data, os trabalhadores beneficiarão de tolerância de ponto em data a acordar com o respectivo dirigente".

11 de julho de 2016 às 12:58
Xutos à chegada

Depois de terem ouvido "A Minha Casinha" em pleno Stade de France, a selecção chegou a Lisboa ao som da mesma música dos Xutos e Pontapés.

11 de julho de 2016 às 12:52
Santos e Ronaldo são os primeiros a sair do avião

Com a taça na mão, Fernando Santos e Cristiano Ronaldo foram os primeiros a sair do avião que, junto à porta, tinha uma fotografia de Eusébio.

11 de julho de 2016 às 12:41
Selecção já está em Portugal

A Selecção Nacional já aterrou no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Os jogadores e equipa técnica têm já milhares de pessoas à espera no aeroporto. Em Belém são também já centenas de apoiantes que aguardam pela equipa das quinas.

11 de julho de 2016 às 12:37
Centenas de pessoas aguardam chegada da selecção ao Palácio de Belém

Centenas de pessoas fazem hoje a festa à porta do Palácio de Belém uma hora antes da chegada prevista da selecção portuguesa de futebol, que vai ser recebida, cerca das 13:15, pelo Presidente da República.

 

Bandeiras, cachecóis, cânticos de "Portugal, Portugal", apitos e gritos para os automóveis que passam, e que também respondem com buzinadelas, são imagens e sons do ambiente que se vive junto ao Palácio de Belém, cerca das 12:00.

 

Os campeões europeus de futebol deverão ser recebidos pelo Presidente da República às 13:15, mas Conceição Leonardo e o neto Artur foram os primeiros a chegar, por volta das 09:50, porque quiseram agradecer a alegria que a Selecção lhes deu. "Fui eu que dei a ideia ao meu neto, porque ele é apaixonado, como a avó, pela selecção. Esperamos o tempo que for necessário", disse Conceição à agência Lusa.

 

Mais ao lado, a família Fonseca (pai, mãe e três filhos) tirou o dia para fazer a festa à porta de Belém e promete seguir o autocarro até à Alameda. "Foi uma grande alegria ganhar o título. Estávamos à espera há muito tempo. O rosto da selecção é o rosto do país. É uma felicidade tremenda", disse Mário Fonseca.

11 de julho de 2016 às 12:34
Especialista fala em "vitória da resiliência"

Para Michael Cox, editor do site Zonal Marking e especialista em futebol, escreve esta segunda-feira no The Guardian que a conquista do Euro por Portugal foi uma "vitória da resiliência".

 

Num jogo com "pouca oportunidade genuínas de golo", Cox destaca o papel de Fernando Santos que orientou a sua equipa de forma "soberba". Michael Cox nota que a falta de criatividade desta selecção portuguesa é surpreendente tendo em conta que Portugal costuma ter muitos fantasistas.

Contudo, este especialista lembra que nesta competição a "defesa normalmente é decisiva", e recorda que os anteriores três vencedores – Grécia em 2014 e Espanha em 2008 e 2012 – não concederam qualquer golo nos jogos a eliminar, com Cox a sublinhar que Portugal sofreu apenas um golo nesta fase da prova.

Mas mesmo assim Michael Cox escreve que até Fernando Santos deve ter ficado "espantado" que tenha sido Éder o "herói" da final. 

11 de julho de 2016 às 12:30
Marcelo, Ferro, Costa e partidos recebem selecção em Belém

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai ter na recepção em Belém à Selecção Nacional o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, e os líderes partidários, segundo fonte da presidência, citada pela Lusa.

 

Nesta cerimónia, que decorre nos jardins do Palácio de Belém hoje à tarde, estarão também presentes o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e o bispo timorense Ximenes Belo. O evento está previsto para as 13:15

 

O jogador Cristiano Ronaldo e o seleccionador Fernando Santos vão receber a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, insígnias superiores às dos restantes elementos da Selecção. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, não consegue comparecer ao evento e, por isso, estará em representação do partido o vice-presidente Jorge Moreira da Silva.

 

Embora a condecoração aos elementos da Selecção Nacional esteja prevista para os próximos dias, hoje vai já ser entregue um alvará de concessão dessa condecoração. A atribuição destas insígnias à Selecção Nacional de futebol, que domingo venceu o campeonato europeu, pelo Presidente da República, vai decorrer dentro de alguns dias, mas não hoje. 

11 de julho de 2016 às 12:24
Ferro Rodrigues felicita a seleção

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, felicitou esta segunda-feira a seleção nacional pelo feito alcançado este domingo em França.

"Em meu nome e em nome, estou certo, de toda a Assembleia da República, quero deixar registada a satisfação de todos, pela vitória da seleção nacional. Ganhar o Europeu, em França, frente à França, é uma satisfação ainda maior, tendo em conta a enorme felicidade que certamente sentem todos os portugueses que lá vivem", pode ler-se na mensagem publicada no site do Parlamento. 

"Nós merecemos esta felicidade, os emigrantes, em França e no resto do Mundo, também", acrescentou Ferro Rodrigues que se referiu à "equipa técnica superiormente dirigida pelo Eng. Fernando Santos e todos os jogadores, liderados pelo grande capitão Cristiano Ronaldo [que] voltaram a mostrar ao Mundo que Portugal é uma 'nação valente'".

11 de julho de 2016 às 12:20
CTT criam selo para comemorar vitória no Euro

Os CTT emitiram esta segunda-feira um bloco filatélico que contém um selo que assinala a vitória da seleção de Portugal no Europeu 2016. Segundo os CTT, o referido bloco filatélico tem um preço de 2 euros e contém um selo desse mesmo valor, que pode ser usado no circuito postal.

11 de julho de 2016 às 12:14
Elaine de Seinfeld também festejou vitória portuguesa

Julia Louis-Dreyfus, mais conhecida pela personagem Elaine Benes na série Seinfeld, participou nos festejos da vitória da seleção nacional. A actriz publicou uma fotografia e um vídeo da festa no Marquês de Pombal.

Wow!!#portugoal

Uma foto publicada por Julia Louis-Dreyfus (@officialjld) a

NOW!!!

Um vídeo publicado por Julia Louis-Dreyfus (@officialjld) a

11 de julho de 2016 às 12:03
Facebook

A final do Euro2016 entre Portugal e França reuniu 45 milhões de pessoas e gerou 156 milhões de interacções no Facebook durante a partida. Cristiano Ronaldo foi o jogador mais falado em todo o mundo. Pepe e Nani fecham o pódio.

A lesão de CR7 e o momento em que este levanta o troféu, a par do golo de Éder, estão nos momentos mais badalados nesta rede social.


Durante toda a competição, o Euro 2016 reuniu 195 milhões de pessoas e gerou 950 milhões de interacções.

11 de julho de 2016 às 11:56
leilão

Uma camisola autografada pelos 23 jogadores convocados para o Euro2016 está a ser leiloada online. O objectivo é, com a verba arrecadada, apoiar a Associação Paws Inn Pet Steps. A associação ajuda animais e irá dirigir o valor angariado para equipar o seu serviço de banhos e tosquias. A última licitação ia nos 600 euros.

11 de julho de 2016 às 11:39
CR7 também festejou com Alex Ferguson

Pouco depois de levantar a taça, Cristiano Ronaldo deu um emotivo abraço ao seu antigo treinador no Manchester United, Alex Ferguson. O ex-técnico escocês e Cristiano nutrem admiração mútua, com o português a admitir ter uma relação especial com Ferguson.

 

Além de Ronaldo, o escocês também abraçou Nani, jogador que Ferguson também levou para o United. 

11 de julho de 2016 às 11:37
Condecoração à selecção nacional não é hoje. Será dentro de dias.

A condecoração da selecção nacional de futebol, que domingo venceu o campeonato europeu, pelo Presidente da República, vai decorrer dentro de alguns dias, mas não hoje, disse à agência Lusa uma fonte da Presidência.

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou no domingo que iria condecorar a selecção nacional com o grau de comendador da Ordem do Mérito e hoje recebe a equipa no Palácio de Belém, em Lisboa, no seu regresso de França.

A condecoração, porém, e segundo a mesma fonte, só acontecerá dentro de dias, depois dos procedimentos para a sua atribuição, em data ainda a anunciar pela Presidência da República.

11 de julho de 2016 às 11:34
Fernando! A música da TSF para o seleccionador

João Ricardo Pateiro, jornalista da TSF, fez também uma cantiga para o seleccionador nacional. Fernando Santos cantou-a com ele

11 de julho de 2016 às 11:29
Elogios do The Guardian

O The Guardian elogia Portugal. A vitória das Quinas é classificada como um "triunfo da resiliência e de uma unidade defensiva bem treinada". A BBC destaca o percurso de Cristiano Ronaldo durante esta final, da agonia da lesão à felicidade na hora de levantar a taça, passando pelo momento em que quase assume o papel de treinador. "Cristiano Ronaldo torna-se verdadeiramente grande com a vitória de Portugal", escreve a BBC.

11 de julho de 2016 às 11:18
Autocarro a postos

O autocarro oficial da Selecção Portuguesa está a postos para receber os jogadores. Os mesmos aterram em Lisboa por volta das 12:00. No aeroporto da capital já se contam centenas de adeptos à espera das Quinas.

11 de julho de 2016 às 11:15
Portugal campeão dá retorno de 609 milhões à economia

Um estudo do IPAM, divulgado antes do início do Europeu, apontava para um impacto de 609 milhões de euros na economia portuguesa caso Portugal saísse de Paris campeão.

11 de julho de 2016 às 11:12
O trajecto da Selecção pelas ruas de Lisboa

Depois de ser condecorada pelo Presidente da República, em Belém, a Selecção Portuguesa vai percorrer as ruas de Lisboa para celebrar o título conquistado em Paris. Conheça o trajecto.

 

1 - Av. Índia

2 - Av. 24 Julho

3 - Av. Infante Santo

4 - Largo do Rato

5 - Praça do Marquês de Pombal

6 - Av. Liberdade

7 - Rossio

8 - Praça da Figueira

9 - Av. Almirante Reis

10 - Alameda Dom Afonso Henriques

11 de julho de 2016 às 11:04
A vitória portuguesa nos jornais
11 de julho de 2016 às 10:58
Tendências nas redes sociais

O mapa é claro: a Europa ainda está de ressaca devido ao campeonato europeu de futebol. A final do Euro2016 continua a dominar as tendências nas publicações nas redes sociais. Campeões, Éder, Cristiano e Patrício estão em destaque em Portugal. Nas últimas horas, o humor assumiu a liderança com a hashtag #PrayForFrance.

11 de julho de 2016 às 10:44
Cristiano Ronaldo, “o segundo seleccionador”

O capitão luso viu-se forçado a abandonar o jogo na primeira parte, devido a uma lesão no joelho. Contudo, Cristiano Ronaldo acabaria por voltar ao banco mais tarde para apoiar os colegas. E não só. Pelas redes sociais, multiplicam-se os comentários a destacar o talento de CR7 para liderar a equipa também fora das quatro linhas. E, ao lado de Fernando Santos, também ele foi "seleccionador".

11 de julho de 2016 às 10:38
Malaca gritou "sou português, sou campeão" já ao nascer do dia

11 de julho de 2016 às 10:37
Em Macau a "sensação fantástica" de vencer festejou-se quase de manhã

11 de julho de 2016 às 10:36
"Little Portugal" em Londres celebra com buzinas e gritos

11 de julho de 2016 às 10:36
Gritos de delírio com a vitória lusa unem sotaques em Brasília

11 de julho de 2016 às 10:34
Euro2016: Festa em Luanda com guineenses emocionados e embaixador de Itália presente

11 de julho de 2016 às 10:20
A selecção a caminho de Lisboa faz homenagem a Eusébio

11 de julho de 2016 às 10:15
“Foi por isto que Portugal mereceu ganhar o Euro2016”

Tornou-se viral logo após a vitória portuguesa no Stade de France. O vídeo da Euronews mostra um adepto francês a chorar após a derrota. Até que é confortado por um rapaz vestido com a camisola das Quinas. "Foi por isto que Portugal mereceu ganhar o Euro2016", escreve a agência noticiosa no Facebook. Um exemplo de "fairplay" após um jogo difícil.

11 de julho de 2016 às 10:10
Vitória portuguesa chegou ao espaço

A vitória portuguesa foi comemorada também no espaço. O astronauta da NASA, Terry W. Virts, publicou no Twitter uma imagem de Portugal visto do espaço. Acompanhada de uma mensagem de parabéns.

11 de julho de 2016 às 10:03
Cristiano Ronaldo diz-se orgulhoso na sua equipa e no seu país

Na rede social Twitter, o jogador português Cristiano Ronaldo não falou da lesão que o atirou para fora do jogo da final em Paris logo na primeira parte. Os dois tweets que Cristiano publicou já passava da meia-noite mostram a selecção, e em particular o capitão, a receber a taça.


Mas no primeiro tweet diz-se orgulhoso na sua equipa e no seu país.

11 de julho de 2016 às 10:03
Caravanas através de Díli celebram vitória portuguesa ao nascer do sol

11 de julho de 2016 às 09:21
Selecção com chegada prevista para as 12:15

De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol, citada pelo Sapo Desporto, a Selecção Nacional deverá chegar ao Aeroporto de Lisboa às 12:15. Depois a comitiva portuguesa segue para o Palácio de Belém onde será recebida pelo presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, que vai condecorar os 23 jogadores da Selecção Nacional com o grau de comendador da Ordem do Mérito.

 

Depois das cerimónias no Palácio de Belém, a comitiva portuguesa vai deslocar-se até à Alameda Dom Afonso Henriques para festejar com os adeptos.

 

Percurso até à Alameda:

Av. Índia

Av. 24 Julho

Av. Infante Santo

Largo do Rato

Praça do Marquês de Pombal

Av. Liberdade

Rossio

Praça da Figueira

Av. Almirante Reis

Alameda Dom Afonso Henriques

11 de julho de 2016 às 09:18
Jogadores agradecem apoio dos emigrantes em Marcoussis

Os jogadores portugueses e restante comitiva da Selecção Nacional estão a sair do centro de estágios em Marcoussis, onde aproveitaram para mostrar a taça e agradecer o apoio das centenas de emigrantes que aguardavam pelos campeões. Os jogadores vão agora de autocarro para Paris, de onde partirão para Lisboa de avião.

11 de julho de 2016 às 08:46
Imprensa belga faz manchete com título de Portugal

A imprensa belga destaca hoje a conquista por Portugal da taça de campeão da Europa 2016, no domingo, em Paris.

 

"Campeões da Europa" é a frase escolhida pelo Le Soir, para ilustrar uma foto, a toda a largura da primeira página, de Ronaldo com a taça nas mãos, rodeado por companheiros de equipa, salientando que a seleção portuguesa conquistou o título "apesar de todas as estatísticas lhe serem desfavoráveis".

 

Já o La Libre escolheu para manchete, também dominada por uma foto da selecção exibindo a taça, a frase "A surpresa portuguesa". "Quem precisa de Rolando?", é a manchete do jornal de língua neerlandesa De Morgen, com uma fotografia a toda a largura da capa da equipa em campo a celebrar o golo de Éder.

 

Já o De Staandard fez uma chamada de primeira página com a vitória de Portugal sobre a França, na final do Euro2006.

11 de julho de 2016 às 08:22
Decepção estampada na imprensa francesa

Os jornais franceses estampam hoje nas primeiras páginas a decepção pela França não ter sido campeã europeia, um título conquistado por Portugal.

 

O L'Équipe ilustra a primeira página com a fotografia do jogador francês Pogba com a camisola a tapar o rosto, titulando "Esmagados" e escrevendo que, "ao fim de uma triste final, os 'Bleus' inclinaram-se no prolongamento contra Portugal, que conquistou o seu primeiro troféu internacional".

 

Em editorial de capa, o jornal desportivo considera que "os homens de Didier Deschamps caíram domingo face aos portugueses, sem génio mas mais realistas", e que "esta manhã a França acorda forçosamente com um sentimento de desperdício. Portugal era um adversário ao seu alcance, menos forte que a Alemanha, mas no futebol não é sempre, infelizmente, a melhor equipa que levanta a taça". 

11 de julho de 2016 às 08:20
Até a avó Ricardina aplaude Portugal, o neto Éder é o novo orgulho da Guiné-Bissau

Ricardina Lopes ficou levantada até tarde, mas valeu a pena: nas ruas, o neto que criou é aclamado como o novo orgulho da Guiné-Bissau. Na avenida há buzinas e grita-se por Portugal e ela, amparada por familiares, vem à porta de casa - a mesma casa onde criou Éder até aos quatro anos. As origens do jogador da selecção portuguesa estão no Bairro da Ajuda, em Bissau.

 

A idade já não permite a Ricardina falar muito, mas percebe-se o que quer dizer: "Fiquei contente e é um grande orgulho para mim", sussurra para os vizinhos e bate palmas quando lhe dizem que criou um herói do futebol, aquele que marcou o golo que fez de Portugal o novo campeão europeu, na final com a França, no domingo.

 

Ao lado, Dírcia Lopes, prima de Éder, chora a cada duas ou três frases: "É muita emoção". Dois anos mais nova do que Éder, foram criados juntos por Ricardina, enquanto os pais procuravam melhores vidas no estrangeiro. "Corria com ele neste corredor. Depois ele foi, eu fiquei", recorda. E chora mais um pouco, comovida com a festa e com as recordações.

 

"Hoje por um triz isto não veio abaixo. Quando foi golo, toda a gente gritou muito. Este é o golo crucial da vida do Éder", conclui Djao. A noite já vai longa e nas ruas de Bissau o nome continua a ser entoado por grupos que festejam a vitória de Portugal. E uma expressão surge quase sempre colada: "És o nosso orgulho".

11 de julho de 2016 às 08:18
canada

Diversas ruas de Toronto, Canadá, encheram-se no domingo de adeptos da seleção portuguesa de futebol que celebravam a vitória no Euro2016 e a sua importância para os emigrantes. Segundo a Lusa, algumas artérias na cidade de Toronto, na província de Ontário, foram cortadas e ficaram com o trânsito congestionado por causa dos milhares de portugueses e lusodescendentes que festejavam a conquista do título de campeão europeu de futebol por Portugal.

11 de julho de 2016 às 08:17
Festa pela noite dentro

Foi com um golo de Éder aos 109 minutos que Portugal conquistou o campeonato de futebol de 2016, um título inédito para Portugal e que levou os portugueses para as ruas. Em Portugal e nos quatro cantos do mundo onde há portugueses. A Selecção Nacional está ainda em Marcoussis, nos arredores de Paris, de onde partirá esta manhã para Lisboa, onde será condecorada pelo Presidente da República. O dia será de celebração. Acompanha aqui ao minuto.

 

 




Momentos Chave
pub