Mundial Eventos desportivos têm impacto na economia

Eventos desportivos têm impacto na economia

A organização de um evento desportivo de âmbito internacional, como Campeonato do Mundo de Futebol ou os Jogos Olímpicos, poderá trazer benefícios económicos significativos para o país anfitrião.
Negócios 07 de julho de 2006 às 13:18

Segundo um estudo realizado pela MasterCard, em conjunto com a KRC Research, estes eventos podem funcionar como um catalizador para o investimento e podem igualmente ser uma fonte de lucros significativa.

Além disso, a organização de eventos como o Mundial ou os Jogos Olímpicos, pode também contribuir para promover a imagem do país anfitrião e, em resultado dessa exposição, aumentar os níveis de receitas obtidas pelo turismo e o investimento estrangeiros.

Os responsáveis por este estudo dão como exemplo o desafio que enfrentam os organizadores dos Jogos Olímpicos de Londres ,em 2012. Afirmam que, no caso do evento ser bem organizado, isso trará benefícios económicos para o país, bem como consideráveis benefícios sociais.

Os economistas consultados pelos responsáveis da MasterCard e da KRC Research referiram o caso da cidade espanhola de Barcelona com um excelente exemplo de como a cidade beneficiou de ter organizado os Jogos Olímpicos em 1992, salientando para tal que a «chave do sucesso» foi o facto de os organizadores estarem preparados para efectuar o nível ajustado de investimento no planeamento.

Por oposição, o Campeonato do Mundo de Futebol de 2002 organizado em conjunto entre a Coreia e o Japão foi um «fracasso» em termos financeiros. Os economistas referem como principal causa para a perda de avultadas quantias de dinheiro por parte dos organizadores o facto de não terem conseguido atrair receitas de turismo suficientes para cobrir o investimento efectuado.

Para o Mundial da Alemanha, que termina no próximo domingo com o jogo entre a França e a Itália, estes economistas apresentaram opiniões distintas acerca do impacto na economia da Alemanha, a maior economia da Europa.

O esperado aumento no sector do turismo foi reconhecido por todos os economistas como o que mais impacto deverá ter na economia alemã durante as quatro semanas do evento. No entanto, enquanto que muitos estimam as receitas adicionais poderão chegar a mais de mil milhões de euros, uma minoria prevê que esse impacto não ultrapasse as dezenas de milhões.