Telecomunicações  Operadores têm "forte incentivo" para aumentar preços a todos os clientes

Operadores têm "forte incentivo" para aumentar preços a todos os clientes

O CaixaBI diz que é "expectável" que se concretize o cenário de aumentos de preços dos pacotes de televisão por parte de todos os operadores.
 Operadores têm "forte incentivo" para aumentar preços a todos os clientes
Record

Os operadores têm um "forte incentivo" para aumentar preços a todos os clientes de pacotes de televisão devido ao aumento dos custos relacionados com os conteúdos desportivos.

 

A análise é do CaixaBI, que justifica que como todos os operadores são ou vão ser accionistas da SportTV, "existe pois um forte incentivo em praticar aumentos de preços semelhantes e que incidirão provavelmente sobre todos os consumidores de pacotes convergentes e não apenas nos subscritores dos conteúdos premium".

 

Isto porque "o preço da SportTV já é percepcionado pelos consumidores como elevado" e "os operadores de telecomunicações são accionistas do referido canal desportivo (a Altice deverá entrar no capital social após a Vodafone já o ter feito recentemente)".

 

O CaixaBI analisa assim a notícia do Negócios, que dá conta que depois da actualização dos preços no início deste ano em cerca de 4%, como costuma acontecer, as operadoras decidiram aumentar novamente os valores, antecipando em alguns meses a subida anual dos tarifários.

 

A primeira a dar este passo foi a Vodafone, no final de Agosto. A operadora aumentou em 7,4% o seu pacote de televisão, internet e telefone fixo. A oferta passou de 26,9 para 28,9 euros. A Meo aumentou este mês o preço das suas ofertas em 2,5%, em média, e a Nos prepara-se para aumentar no próximo mês.

Os encargos com os conteúdos desportivos, no seguimento do acordo assinado por todas as operadoras para a partilha dos conteúdos e dos custos, é apontado como uma das principais causas.

Para o CaixaBI, este aumento de preços "é expectável", uma vez que "os custos relacionados com os conteúdos desportivos vão ter um impacto não negligenciável na margem EBITDA dos operadores de telecomunicações e existe um acordo de partilha de custos actuais e futuros entre os mesmos".

 

Custos passam para os consumidores

 

No final o ano passado, as operadoras iniciaram uma ‘batalha’ por conteúdos desportivos, que levou a acordos milionários com os clubes de futebol. Depois da Nos ter fechado acordo com o Benfica, com o Sporting e com mais oito clubes da I Liga e a Meo com o FC Porto, surgiram logo alertas para um eventual aumento dos preços dos líderes das operadoras rivais e dos analistas.

Durante a conferência com analistas, na quinta-feira, o CFO da Altice, Dennis Okhuijsen, tinha referido que estes custos iam começar a ser visíveis nas contas da PT no quarto trimestre. E iam "passar para os consumidores". Já a Vodafone garantiu ao Negócios que a subida "não está relacionada com conteúdos".

Durante a conferência com analistas sobre os resultados do trimestre, a Nos adiantou que os custos com a BTV, Porto Canal e SportTV foram de 8 milhões no terceiro trimestre. E que ia aumentar os preços já em Dezembro. Contudo, não referiu que esta actualização estava relacionada com os conteúdos, apontou Artur Amaro, analista do Caixa BI. "De qualquer forma, a minha interpretação é que necessariamente vão fazê-lo devido aos conteúdos desportivos", disse ao Negócios. 


A sua opinião21
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
mais votado SÍTIO MUITO MANHOSO 14.11.2016


. . . E COMO TEMOS QUE EVITAR SER ROUBADOS VAMOS VOLTAR AOS 4POR SANGUESSUGAS... VAMOS VOLTAR AOS 4 CANAIS !!!

...JÁ AMANHÃ VOU Á MEO TRATAR DO ASSUNTO !!!

comentários mais recentes
Mario Afonso 14.11.2016

Quem quiser ver futebol que pague a factura. Agora não obriguem os outros a pagar a merda das transmissões televisivas dos jogos de futebol.

Natalia Pinto 14.11.2016

Quem quer ver futebol vai ao estádio

Vasco Nogueira 14.11.2016

Cambada de filhos da puta..!

Alberto Marinho 14.11.2016

Abomino futebol e televisão de sargeta....

ver mais comentários
pub
pub
pub
pub