Energia Combustíveis sobem na próxima semana

Combustíveis sobem na próxima semana

A valorização do euro vai atenuar a subida dos combustíveis. Ainda assim, a próxima semana deverá ser marcada por um aumento do preço da gasolina e do gasóleo.
Combustíveis sobem na próxima semana
Sara Antunes 21 de julho de 2017 às 10:35

O preço do petróleo e dos seus derivados aumentaram esta semana, o que aponta para que os preços dos combustíveis nas bombas de abastecimento subam. E o aumento não será mais acentuado porque o euro valorizou frente ao dólar, reduzindo a factura para os europeus, uma vez que as matérias-primas negoceiam na moeda americana.

 

Assim, o preço da gasolina aumentou, no mercado internacional, quase 3% quando analisados os preços em dólares. Já no caso do gasóleo, o aumento é superior a 3%. Estas subidas foram atenuadas pelo aumento do euro. No caso da gasolina a subida ficou-se por cerca de 1,5% e no caso do gasóleo em torno dos 2%.

 

Estas oscilações deverão provocar uma subida de um cêntimo por litro na gasolina sem chumbo 95 octanas simples e um aumento idêntico no caso do gasóleo simples, de acordo com os cálculos do Negócios que têm por base a evolução dos contratos negociados no mercado internacional, bem como do euro. Fonte do sector confirmou ao Negócios que os preços dos combustíveis deverão registar um aumento desta ordem de grandeza.

 

Assim, tendo em conta os preços médios praticados na semana passada em Portugal, o litro de gasolina sem chumbo 95 octanas simples deverá subir para 1,431 euros e o gasóleo para 1,207 euros. O preço do gasóleo deverá assim superar novamente os 1,2 euros, o que já não acontece desde a primeira semana de Junho. E esta deverá ser a terceira semana consecutiva sem descida dos preços médios praticados em Portugal. 




pub