Transportes A ciclovia que brilha toda a noite só com a luz do sol

A ciclovia que brilha toda a noite só com a luz do sol

O tempo é rigoroso na Polónia, mas isso não impede os ciclistas de usarem o seu meio de transporte preferido. No entanto, a segurança é uma preocupação, nomeadamente à noite e em zonas pouco iluminadas. Agora, uma empresa polaca trouxe a solução: uma ciclovia que recebe energia solar durante o dia e fica iluminada, em tons fluorescentes, durante toda a noite.
Negócios 22 de Outubro de 2016 às 16:00

O projecto foi implementado na cidade polaca de Pruszkow, que instalou um projecto de pouco mais de 100 metros deste pavimento, como forma de provar o conceito. Ainda assim, a TPA Instytut Badan Technicznych – grupo de construção que desenvolveu o programa – reconhece que a tecnologia é ainda cara, e está à procura de diminuir os custos para poder posteriormente massificar a implementação destas ciclovias.


O segredo está no material usado, o fósforo, permitindo até escolher a cor que emanará durante a noite. Esta não é a primeira ciclovia que brilha no escuro, uma vez que há dois anos a cidade holandesa de Eindhoven criou uma estrutura maior com o mesmo objectivo, embora com um desenho que nos remete para as pinturas de Vincent Van Gogh.

A diferença é que a instalação holandesa recebia energia solar mas era equipada com LED para os dias mais encobertos, sendo o projecto polaco o primeiro a não requerer qualquer outra fonte de energia e reflexão que não o próprio sol. Em 2014, foi também criado no Reino Unido um projecto-piloto para iluminar os caminhos em alguns parques públicos.

De acordo com os responsáveis da TPA, um bom dia de sol garante que a ciclovia ficará iluminada durante 10 horas, à noite. 




A sua opinião2
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Rogério Há 1 semana

Por lá chamam-se ecovias e são respeitadas, por cá até se para à conversa nas ciclovias (peões), as do Campo Grande estão fantásticas, parece que vamos a fazer motocross! Mobilidade, poupar, saúde, blá blá blá. Venha daí o popó que o resto é conversa!

Anónimo Há 1 semana

É como o governo do Costa brilha com a intervenção de bastidores da Catarina...se eu fosse a mulher do Costa punha-me a pau.

pub