Aviação Aeroporto de Lisboa cresce mais de 21% no primeiro trimestre

Aeroporto de Lisboa cresce mais de 21% no primeiro trimestre

O movimento de passageiros no aeroporto Humberto Delgado superou em Março o aumento que registou nos dois primeiros meses do ano. Lisboa continua a ser um dos aeroportos europeus que mais cresce.
Aeroporto de Lisboa cresce mais de 21% no primeiro trimestre
Inês Gomes Lourenço/Correio da Manhã
Maria João Babo 09 de maio de 2017 às 14:54

O movimento de passageiros no aeroporto Humberto Delgado cresceu 21,2% no primeiro trimestre deste ano, revela em comunicado a Airports Council Internacional (ACI) Europe, entidade que representa cerca de 500 aeroportos em 45 países europeus.

De acordo com os dados desta associação, depois de em Janeiro e Fevereiro Lisboa ter registado aumentos do número de passageiros de 21,6% e 20%, respectivamente, em Março o acréscimo foi ainda superior, de 21,9%.

No conjunto do trimestre, o aeroporto da capital ocupa a terceira posição do grupo das infra-estruturas que recebem entre 10 e 25 milhões de passageiros por ano que mais cresceram, sendo apenas ultrapassada foi Varsóvia e São Petersburgo.

Segundo a ACI Europe, nos primeiro três meses de 2017 o aeroporto do Porto registou um aumento do movimento de passageiros de 19,9%, tendo só no mês de Março protagonizado uma subida de 18,2%.

No trimestre, o movimento de passageiros nos aeroportos europeus cresceu, em média, 6,9%, sendo que só as infra-estruturas da União Europeia registaram uma subida de 7,2%.


Em comunicado, a ACI Europe salienta que na União Europeia 11 mercados registaram acréscimos de dois dígitos, um dos quais foi Portugal.

Em 2016 o aeroporto de Lisboa atingiu os 22,4 milhões de passageiros, um aumento de 11,7% face a 2015. As estimativas da ANA - Aeroportos de Portugal apontam para que em 2017 passem pela infra-estrutura um total de 25 milhões. Um número que poderá ser ultrapassado caso o ritmo de crescimento se mantenha.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 09.05.2017

o aeroporto de Lisboa subiu 21 % porque, os voos para o Porto de diversos paises foram desviados para lá....concerteza que o aeroporto FSC desceu 21 %......e tambem devem começar a ter lucros já que aumentaram as viagens em quase 50 %.........para quem pense que existe uma boa gerencia ...engane-se.

pub
pub
pub
pub