Aviação Aeroportos: taxas sobem 18 cêntimos na Portela e 25 em Faro em 2018

Aeroportos: taxas sobem 18 cêntimos na Portela e 25 em Faro em 2018

As taxas aeroportuárias vão subir, em média, 1,97% nos aeroportos nacionais em 2018. A actualização em Lisboa é a mais baixa em cinco anos, já a de Faro é a mais elevada.
Aeroportos: taxas sobem 18 cêntimos na Portela e 25 em Faro em 2018
Bruno Colaço
Maria João Babo 02 de novembro de 2017 às 22:00
As taxas aeroportuárias vão aumentar 18 cêntimos por passageiro no aeroporto de Lisboa e 25 cêntimos no aeroporto de Faro a 1 de Janeiro em 2018, sendo estas as maiores subidas decididas pela ANA.

De acordo com o tarifário para o próximo ano, em termos absolutos o aumento da receita regulada por passageiro terminal é de 19 cêntimos na rede ANA. Depois de Lisboa e Faro, no Porto a subida é de 17 cêntimos e nos Açores de oito cêntimos, ficando inalteradas as taxas nos aeroportos da Madeira e no terminal de Beja.

A variação do conjunto das taxas reguladas na ANA traduz-se, em termos anuais, num aumento médio de 1,97%, sendo que em Faro a subida será de 3,1%, no Porto de 2,19%, em Lisboa de 1,94% e nos Açores de 1,18%.

"As variações absolutas propostas não constituem uma variação tarifária excessiva", afirma a gestora aeroportuária, acrescentando que também "não comprometem a actividade dos aeroportos da rede ANA nem a respectiva competitividade tarifária".

Na deliberação da actualização do tarifário para 2018, a ANA salienta ainda que as taxas fixadas para Lisboa, Porto e Faro para o próximo ano assentam em previsões de tráfego, razão pela qual "se revestem de carácter provisório", sendo "susceptíveis de eventual correcção em função do valor real do tráfego que for apurado para 2018". É por essa possibilidade de ajustamento prevista no contrato de concessão que ainda em Julho a ANA anunciou um aumento das taxas aeroportuárias em Lisboa e Porto entre Outubro e Dezembro.

O aumento das taxas aeroportuárias em Lisboa em 2018 é o mais baixo dos últimos cinco anos. Em 2014, o acréscimo, em termos absolutos, foi de 19 cêntimos, em 2015 de 69 cêntimos, em 2016 de 46 cêntimos e em 2017 de 22. Já em Faro a actualização no próximo ano é de 25 cêntimos, sendo este o valor mais elevado desde 2014. Nesse ano a subida das taxas no aeroporto algarvio foi de 18 cêntimos, em 2015 de um cêntimo, em 2016 de sete cêntimos e em 2017 de 15.



A sua opinião3
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Carlos Há 2 semanas

Enfim ..... aumentos inteligentes que nao fazem mal! Viajar de aviao hoje em dia é quase de borla , ainda existe uma grande margem para aumentos assim como as taxas de turismo ( nos hoteis etccc) . Nos outros paises mais ricos essas taxas existem e cada nôs paga quando faz turismo,nao é isso?

Lusitano Há 2 semanas

Mas será que ninguém toma conta deste País de ladrões ??? Porquê aumentos todos os anos ? Porquê ???? Eu sei porquê ... porque a ANA é monopolista e ninguém acaba com esta chulice nojenta.

Dono dos Burros Há 2 semanas

Passos e Sócrates, voltem! Precisamos de mais uma mão cheia de privatizações. Como voc?s, já não se fabricam mais ladrões e corruptos.

Saber mais e Alertas
pub