Aviação Airbus A330neo que TAP vai estrear faz primeiro voo na quinta-feira

Airbus A330neo que TAP vai estrear faz primeiro voo na quinta-feira

O novo Airbus A330neo, que será operado em primeira mão pela TAP, vai fazer o seu primeiro voo de teste na próxima quarta-feira, anunciou o fabricante francês. A entrega do avião tem sido sucessivamente adiada e está agora prevista para Julho de 2018.
Airbus A330neo que TAP vai estrear faz primeiro voo na quinta-feira
Reuters
Bruno Simões 16 de outubro de 2017 às 16:47

O protótipo do novíssimo avião de longo curso A330neo, da Airbus, vai fazer o seu primeiro voo de teste na próxima quinta-feira, dia 19. Este primeiro voo de teste é um dos passos mais importantes do processo de construção deste novo avião, que será operado, em estreia mundial, pela TAP. O novo avião deveria ser entregue à companhia portuguesa no final deste ano, mas um atraso na entrega dos motores Rolls Royce fez esse prazo derrapar para Julho do próximo ano.

 

A TAP vai operar a versão 900 desta nova aeronave – a mais longa, com quase 64 metros e 287 lugares. Essa aeronave tem menos autonomia – 12.130 quilómetros – do que a versão 800, que voa 13.900 quilómetros, embora transporte menos 30 passageiros (257, numa configuração típica).


O voo de teste de uma aeronave é um momento marcante que assinala a primeira vez que esta descola do chão pelos seus próprios meios. Os voos de teste levam habitualmente aos comandos uma equipa de pilotos muito experiente e vários técnicos na cabine para monitorizarem em tempo real todos os parâmetros de voo. A tripulação costuma estar equipada com fatos parecidos aos de astronautas e pára-quedas e a cabine transporta tanques com água para simular o peso dos passageiros (na foto está a equipa que testou uma nova versão do Airbus A340).

 

Nessa ocasião, a tripulação consegue testemunhar pela primeira vez o comportamento da aeronave em condições extremas, quer a elevadas altitudes, quer a baixa velocidade junto ao chão. Antes de o novo avião ser certificado para voar é necessário fazer mais de uma dezena de voos de teste.

 

O protótipo do A330 neo fez na semana passada um teste chamado descolagem rejeitada ("rejected take-off", ou RTO), considerado um dos mais exigentes do processo de testes, que examina particularmente a capacidade de travagem da aeronave com a carga no máximo.

 

A Airbus prevê que o A330-900 neo descole do aeroporto de Toulouse, junto às instalações do fabricante, às 8:30 locais (7:30 em Lisboa) da próxima quinta-feira, embora a hora exacta esteja dependente das condições atmosféricas.

Primeiro A330neo da TAP deverá chegar em Julho de 2018

 

A TAP foi a companhia escolhida pela Airbus para começar a operar esta nova aeronave. A primeira aeronave a chegar a Portugal já está praticamente toda montada e foi vista recentemente a circular, rebocada, em Toulouse, ainda sem os novos motores Rolls Royce Trent 7000, os grandes responsáveis pelo atraso no projecto desta nova aeronave.

 

A TAP encomendou 14 novos Airbus A330-900neo e deverá receber outros dois a título de leasing da empresa ALC. O primeiro só chegará em Julho do próximo ano, de acordo com as previsões mais recentes da Airbus, o que deverá prejudicar a operação da companhia no Verão. De acordo com informações de fóruns especializados, prevê-se que a matrícula desta nova aeronave seja CS-TUA.




A sua opinião1
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
beachboy Há 1 semana

...lol...
...estão cheios de dinheiro!...

pub