Tecnologias Amazon lança opção para acelerar negócio das PME lusas

Amazon lança opção para acelerar negócio das PME lusas

As empresas portuguesas vão passar a poder disponibilizar os seus produtos na Amazon, com um novo canal criado para o efeito. A estreia em Portugal traz também a possibilidade de beneficiar da rede de logística e distribuição da plataforma de comércio online.
Amazon lança opção para acelerar negócio das PME lusas
Bloomberg
Wilson Ledo 30 de novembro de 2016 às 00:01

A plataforma de comércio electrónico Amazon lança esta quarta-feira, 30 de Novembro, uma nova funcionalidade em Portugal. O objectivo é aumentar o negócio das pequenas e médias empresas nacionais.

O Marketplace, assim se chama a ferramenta, permitirá que qualquer empresa ou empreendedor utilize a Amazon como o seu canal de vendas, passando a disponibilizar os seus produtos para os cinco sites da plataforma na Europa – Espanha, Reino Unido, Alemanha, França e Itália.


Para aderir, não é necessário nenhum pagamento à cabeça. Caso se efective a venda, a Amazon cobrará uma comissão média por venda de 15%. O valor poderá ser inferior, como no caso do ramo da electrónica, onde essa fatia é de 7%.


A nossa modalidade permitirá ainda às PME portuguesas, caso assim o entendam, aderir a uma modalidade mista designada de FBA - Fulfillment by Amazon. Na prática, os anunciantes poderão atribuir parte do seu "stock" a um centro logístico da Amazon e/ou utilizar a sua rede de distribuição. Para a utilização destes serviços será cobrada uma tarifa adicional, que ficará dependente do volume de negócios gerado.


O centro logístico mais próximo fica em Madrid, a 600 quilómetros. Os empresários portugueses suportam os custos até este local. A partir daí, a distribuição para os restantes países da Europa é da responsabilidade da Amazon, fazendo-se valer das vantagens da economia de escala.


Por exemplo, o envio de uma caixa de sapatos entre Madrid e Munique, na Alemanha, custa cerca de três euros com a Amazon. Com outra distribuidora, o valor ascenderia aos 19 euros. Os mercados do calçado e dos têxteis portugueses são  precisamente dois dos focos, juntando-se os vinhos e alimentação.


Para os clientes com contas "premium", os envios são gratuitos. A Amazon responsabiliza-se ainda pelos procedimentos de devolução caso sejam necessários, estabelecendo o contacto com o cliente na sua língua. No caso dos compradores com assinatura "premium", os envios são gratuitos. 


Portugal é o terceiro país a receber o Marketplace, depois da Holanda e da Polónia. O número de PME no país e a sua localização periférica no continente europeu foram dois dos motivos para esta aposta da Amazon.


O tráfego gerado na plataforma, sem a necessidade de investimento em publicidade, é uma das vantagens apontadas. Há ainda um alcance global das vendas, sendo possível monitorização e ajustes em permanência à oferta nos diferentes mercados.


As empresas nacionais ficam também em situação de menor "desconfiança" na hora de fechar negócio na Amazon do que se o fizessem exclusivamente através dos seus próprios sites, fazendo-se valer do reconhecimento da plataforma. No fim de contas, com estas mais-valias, o objectivo é fechar mais negócios.


Por agora, a Amazon não investirá numa página portuguesa destinada aos compradores finais, tendo os internautas nacionais de continuar a fazê-lo através das páginas já existentes.




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Anónimo Há 2 semanas

Como se ve, la lista de posibles complicaciones, no sólo es muy amplia, pero sobre todo en serio. Por lo tanto, el médico con gran probabilidad, en la primera visita no es un medicamento nepredepíše, pero en su erogan funciona lugar envía a más pruebas para averigu

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