Banca & Finanças Antigo BESI recebe 25 milhões pelas subsidiárias de Londres e Nova Iorque

Antigo BESI recebe 25 milhões pelas subsidiárias de Londres e Nova Iorque

O Haitong Bank acordou a venda das unidades que tem em Londres e Nova Iorque a uma empresa do grupo a que pertence. O processo, que carece de autorizações, deverá estar concluído até Junho.
Antigo BESI recebe 25 milhões pelas subsidiárias de Londres e Nova Iorque
Pedro Catarino
Diogo Cavaleiro 22 de dezembro de 2017 às 15:26

O Haitong Bank espera receber em torno de 25 milhões de euros pelas unidades que tem em Londres e em Nova Iorque. O valor poderá, contudo, ser revisto em baixa, admite o antigo BES Investimento.

 

A decisão de alienar as subsidiárias britânicas e norte-americanas foi comunicada a 15 de Dezembro, mas a nota então enviada ao mercado não continha informações sobre o preço. Esta sexta-feira, 22 de Dezembro, os montantes foram tornados públicos pelo Haitong Bank ainda que, uma semana antes, os valores já constassem de documentos presentes no site do regulador de Hong Kong.

 

"O valor indicativo para a alienação da Haitong Securities USA LLC. será de USD16.778.468,03 (equivalente a aproximadamente € 14.235.931), o qual está sujeito potenciais ajustamentos de acordo com o MIPA [acordo de compra] da Haitong USA, que podem impactar negativamente no valor da venda", revela o comunicado divulgado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

 

No caso das duas unidades londrinas, o preço é inferior. "O valor indicativo para a alienação da Haitong UK Limited e Haitong Securities (UK) Limited será de USD12.536.132,19 (equivalente a aproximadamente € 10.636.460), o qual está sujeito a ajustamentos de acordo com o SPA [acordo de alienação de acções], que podem impactar negativamente no valor da venda", admite o banco, referindo-se não só aos termos dos contratos de venda, mas também à própria auditoria ("due dilligence").

 

Os procedimentos de venda das duas unidades, que deixarão de consolidar no banco português e transitarão para a Haitong International BVI, deverão prolongar-se por um "período máximo de seis meses contados a partir da data de 15 de Dezembro de 2017", ou seja, até Junho do próximo ano. Nesse semestre, terá de chegar a aprovação das autoridades reguladoras.

 

Segundo o relatório e contas do primeiro semestre, a corretora Haitong Securities USA foi constituída em 2015. Já a Haitong (UK) Limited é a sociedade gestora de participações sociais, que detém a empresa de corretagem Haitong Securities (UK) Limited. A Haitong (UK) Limited, que será agora vendida, foi capitalizada pelo português Haitong Bank em 9,9 milhões de libras (11,3 milhões de euros) este ano.


Desde que integrou o grupo chinês Haitong, por intermédio da venda pelo antigo accionista Novo Banco, o banco tem estado em reestruturação, deixando de se focar em vários negócios e centrando-se na China, Península Ibérica, Polónia, Brasil e mercados emergentes. Os prejuízos têm sido frequentes e só no segundo semestre deste ano é que o banco nacional antecipa atingir o "break-even operacional", ou seja, saindo dos prejuízos.

 

Este ano, o banco foi alvo de um aumento de capital de 419 milhões de euros, disperso por diversas tranches ao longo do ano, a que foi obrigado por parte do Banco de Portugal. 




Saber mais e Alertas
pub