Aviação Antonoaldo Neves sucede a Fernando Pinto à frente da TAP

Antonoaldo Neves sucede a Fernando Pinto à frente da TAP

Fernando Pinto vai deixar a presidência executiva da TAP mas continuará ligado à companhia nos próximos dois anos enquanto assessor da TAP.
Antonoaldo Neves sucede a Fernando Pinto à frente da TAP
Nacho Doce/Reuters
Depois de 17 anos à frente da transportadora aérea, Fernando Pinto vai deixar a presidência executiva da TAP após a assembleia geral de 31 de Janeiro. 

Fonte governamental confirmou ao Negócios que o ex-CEO da transportadora Azul, Antonoaldo Neves, será o próximo presidente executivo da TAP.

 

De acordo com a TVI 24, Fernando Pinto já enviou uma carta de despedida aos trabalhadores e, segundo o Expresso, convocou uma reunião para esta manhã com altos quadros da transportadora para comunicar a decisão.

 

Num email enviado aos trabalhadores, diz a TVI 24, Fernando Pinto diz que "é com grande orgulho que comunico que em breve estarei me afastando da direcção executiva da nossa empresa. Estes 17 anos na TAP foram a experiência mais enriquecedora da minha carreira".

 

O gestor diz ainda que sai do cargo, mas não da empresa.  No mesmo email adianta que sai "com a certeza de que a empresa está numa rota de crescimento. O nosso caminho é crescer. E irei acompanhar esse crescimento de perto, uma vez que continuarei ligado à companhia nos próximos dois anos enquanto assessor da TAP. Não é assim, nem jamais será, um adeus. É altura de fazer um balanço e ele é muito positivo".

 

Fernando Pinto elogia ainda o seu sucessor, afirmando que "não podia estar mais contente e entusiasmado com esta escolha para assumir os destinos da TAP. É a pessoa certa, e pela qual tenho grande admiração. Aliás, fui eu mesmo quem o convidou para nos ajudar no programa de crescimento que lançámos há dois anos, o que lhe permitiu conhecer detalhadamente a companhia".

 

Antonoaldo Neves, que integra já a comissão executiva da TAP, era o nome escolhido por David Neeleman, um dos accionistas da Atlantic Gateway, para liderar a empresa.  

 

"Estou absolutamente seguro de que com a liderança de Antonoaldo, a TAP continuará neste incrível processo de crescimento. Assim, o meu sentimento hoje é de absoluta realização profissional e pessoal. De missão cumprida. A empresa está no bom caminho e sinto-me plenamente realizado", diz ainda Fernando Pinto na missiva aos colaboradores.


Antonoaldo Neves, 42 anos, deixou no ano passado a liderança da companhia brasileira Azul – fundada por David Neeleman - para entrar na administração da TAP. 

Além de falar português e de conhecer o sector da aviação, acresce o argumento da experiência de colocação da Azul em bolsa. Razões para que os accionistas privados da companhia – com 45% do capital – tenham entendido nomeá-lo para a liderança executiva da TAP, que a 31 de Janeiro escolhe os órgãos sociais para o próximo mandato 2018-2020.

Em Dezembro, ao Negócios, Fernando Pinto remetia para os accionistas a decisão sobre a sua saída. "Não é uma decisão minha", afirmou durante o tradicional almoço de Natal com a comunicação social, acrescentando ainda assim que qualquer que fosse o cenário futuro não pretendia desligar-se da TAP.

O acordo entre os privados e o Estado na companhia aérea prevê que o presidente do conselho de administração seja nomeado pelo Estado após consulta prévia da Atlantic Gateway e o vice-presidente seja designado pelos accionistas privados. Ficou igualmente definido que a comissão executiva terá três membros, nomeados pelos accionistas privados, sendo o CEO nomeado pela Atlantic Gateway após consulta prévia do Estado.


(notícia actualizada às 11:01 com mais informação)



Saber mais e Alertas
pub