Tecnologias Apple confirma aposta em automóvel autónomo

Apple confirma aposta em automóvel autónomo

A tecnológica enviou no final de Novembro uma carta ao director da Administração Nacional de Segurança Rodoviária. Pela primeira vez, a Apple afirmou estar interessada no mercado automóvel.  
Apple confirma aposta em automóvel autónomo
Negócios 05 de dezembro de 2016 às 13:19

"A companhia está a investir imenso no estudo de aprendizagem automática e automação, e está entusiasmada com o potencial dos sistemas automatizados em várias áreas, incluindo os transportes", afirma Steve Kenner, director de integridade dos produtos da Apple, citado pelo The Guardian.

 

O Wall Street Journal afirma que a empresa de Tim Cook, porém, poderá vir a desenvolver apenas o software capaz de controlar os veículos autónomos, e não construir o veículo na sua totalidade.

 

No documento enviado por Kenner, a Apple explica que os fabricantes devem partilhar informação entre si para evitar determinadas situações que os veículos podem enfrentar em circulação, nomeadamente informações recolhidas de acidentes. "Ao partilhar informação, a indústria poderá construir um conjunto de dados mais completo do que qualquer empresa poderia criar sozinha", afirma Steve Kenner, sublinhando no entanto que a mesma partilha não pode comprometer a privacidade.

 

A mesma carta apela a uma reflexão sobre a ética envolvida no ramo dos veículos autónomos. Kenner argumenta que "os veículos autónomos prometem um impacto tão profundo e humanos, que as empresas deviam considerar as dimensões éticas de tais veículos". Tais considerações, segundo o The Guardian, dizem respeito à privacidade, à forma como o software dos automóveis faz decisões, e o impacto no emprego e nos espaços públicos.

No final, Steve Kenner afirmou que a Apple estava disposta a colaborar com a Autoridade Nacional e outras partes interessadas.

 

Mike Ramsey, analista na Gartner Inc., conta ao Wall Street Journal que esta aposta no mercado automóvel pode significar que a Apple está a tentar investir onde sente que poderá vir a fazer a diferença.

 

O projecto Titan, concebido no sentido da Apple chegar ao mercado automóvel, passou por vários avanços e recuos, tendo sido anunciado uma suspensão dos planos no passado mês de Outubro.

 

No início deste mês, a Apple também se mostrou disponível a alargar o seu negócio à área da saúde. A empresa tem vindo a reunir-se com a Administração de Medicamentos e Alimentos norte-americana, e um dos assuntos discutidos está relacionado com soluções para problemas cardíacos e de Parkinson.


A sua opinião0
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
pub