Tecnologias Apple processa Qualcomm em mil milhões de dólares

Apple processa Qualcomm em mil milhões de dólares

A tecnológica norte-americana acusa a fabricante de "chips" de práticas anti-concorrenciais. O processo deu entrada no tribunal no final da semana passada.
Apple processa Qualcomm em mil milhões de dólares
.
Negócios 23 de janeiro de 2017 às 09:31

A Apple avançou com um processo contra a Qualcomm no valor de mil milhões de dólares (cerca de 934 milhões de euros), acusando a fabricante de "chips" de práticas anti-concorrenciais.

Segundo o Financial Times a dona do iPhone considera que tem direito ao pagamento de uma indemnização neste valor alegando que a Qualcomm "construiu o seu negócio tendo como base padrões mais antigos, mas reforça o seu domínio através de tácticas de exclusão e "'royalties' excessivos", explicou a Apple em comunicado citado pelo FT.

A tecnológica norte-americana acusa ainda a Qualcoom, que fornece "chips" para a Apple e para a Samsung, líderes do mercado de smartphones, "de cobrar à Apple pelo menos cinco vezes mais do que todos os outros licenciadores de patentes com quem temos acordos".

A decisão da Apple avançar com uma acção judicial aconteceu poucos dias depois da comissão federal de comércio dos Estados Unidos ter avançado com um processo contra a fabricante de "chips" por práticas anti-concorrenciais.

Já no final do ano passado o regulador sul-coreano também tinha avançado com uma multa de 890 milhões de dólares (831 milhões de euros) contra a Qualcomm.




A sua opinião4
Este é o seu espaço para poder comentar o nosso artigo. A sua opinião conta e nós contamos com ela.
Faltam 300 caracteres
Negócios oferece este espaço de comentário, reflexão e debate e apela aos leitores que respeitem o seu estatuto editorial, promovam a discussão construtiva e combatam o insulto. O Negócios reserva-se ao direito de editar, apagar ou mesmo modificar os comentários dos seus leitores se atentarem contra o bom senso e seriedade.O acesso a todas as funcionalidades dos comentários está limitada a leitores registados e a Assinantes.
comentar
comentários mais recentes
Anónimo 23.01.2017

Esses gajos dão uma linguiça, a quem lhes dá um porco.

Ciifrão 23.01.2017

A Apple é uma boa empresa mas abusa do controlo sobre os seus produtos, tudo o que é deles, e o que não é, tem de ser bem pago. A estratégia tem sido boa, de futuro, se não surgir outro iphone, vão ter de pôr muitos processos judiciais de indemnização para safar os lucros.

Anónimo 23.01.2017

Que moral eles tem para processar alguém por "práticas anti-concorrenciais", quando os telemóveis deles não são compatíveis com 99% por periféricos existentes, obrigam as pessoas a comprar tudo deles.

Anónimo 23.01.2017

Nao querem não comprem.
Façam vocês os vossos chips.. cambada que só quer lucrar sem dar nada a ninguem...

pub
pub
pub
pub