Automóvel As sete condições que a Autoeuropa vai impor a partir de Janeiro

As sete condições que a Autoeuropa vai impor a partir de Janeiro

A fábrica portuguesa da Volkswagen vai avançar com o trabalho ao sábado a partir do final de Janeiro. Estas são as sete condições que o fabricante alemão vai impor.
As sete condições que a Autoeuropa vai impor a partir de Janeiro
Pedro Elias
André Cabrita-Mendes 12 de dezembro de 2017 às 10:43
A Autoeuropa comunicou aos seus 5.500 trabalhadores os novos horários para 2018 que incluem o trabalho ao sábado, com este dia a ser pago a dobrar. Com esta decisão, a fábrica de Palmela quer atingir a meta de produção de 240 mil automóveis no próximo ano.

Após dois pré-acordos chumbados pelos trabalhadores, a administração da fábrica portuguesa da Volkswagen tomou a decisão unilateral de avançar para o trabalho ao fim-de-semana sem um acordo laboral.

A administração já tinha sinalizado na passada semana que pretendia avançar para o trabalho aos fins-de-semana sem um acordo laboral e anunciou os novos horários e condições esta terça-feira, 12 de Dezembro.

Estas são as sete condições laborais da Autoeuropa para 2018:

1 - A Autoeuropa vai passar a produzir um total de 17 turnos semanais, três turnos diários de segunda a sexta-feira (manhã, tarde e noite), mais dois turnos ao sábado (manhã e tarde).

2 - Cada trabalhador produz um total de cinco dias, com o domingo a ser dia de folga fixa. Já a folga rotativa vai ser atribuída de "acordo com o calendário individual" de cada trabalhador.

3 - A cada dois meses os trabalhadores têm direito a quatro fins de semana completos de descanso e mais um período de dois dias consecutivos de folga.

4 - O dia de trabalho ao sábado vai ter um prémio adicional de 100%, com o pagamento a ser efectuado no final de cada mês.

5 - Mas vai existir um prémio adicional de 25% sobre os sábados trabalhados desde que sejam atingidas as metas de produção trimestrais. O pagamento deste prémio vai ser trimestral.

6 - Se o trabalhador produzir durante o dia de folga, este dia vai ser pago como o equivalente ao pagamento ao sábado.

7 - As horas semanais por trabalhador vão diminuir para um total de 38 horas.



pub